Há exatos 20 anos, o Brasil conhecia a força tricolor. Ao empatar em 0 X 0 com o Internacional-RS, a 19 de fevereiro de 1989, o Bahia conquistou a segunda edição da Copa União. O torneio à época equivalia ao campeonato brasileiro e que o próprio Bahia ajudou a criar, como integrante do Clube dos Treze. Na partida de ida, na Fonte Nova, o Bahia venceu por 2 X 1, gols do hoje superintendente da Sudesb, Bobô.
Quem acompanhou aquela conquista não esquece as cenas marcantes daquele campeonato. No Internacional, atletas como o goleiro Taffarel ganhavam sozinho mais do que toda a folha do tricolor. O Colorado jamais havia perdido um Brasileiro decidido no Beira-Rio. Jornalistas do Sul-Sudeste davam a fatura como liquidada e, após o jogo decisivo, se renderam ao futebol mais competitivo do Bahia, que quase ganha também a finalíssima. Nos minutos finais, Bobô acertou uma bola na trave.
Confira, abaixo, a matéria do assessor do Bahia, Jayme Brandão sobre a conquista feita assessoria do Bahia. Na página oficial do clube há ainda um VT da partida histórica:
“Partida que sacramentou título de 88 completa 20 anos
Há 20 anos, o Bahia entrava no campo do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para enfrentar o Internacional, após vencer a primeira partida da final, na Fonte Nova, por 2 x 1.
Apesar do triunfo em solo baiano, muitos duvidavam que o time do Bahia fosse capaz de suportar a pressão da boa equipe colorada, com o apoio de mais setenta mil torcedores, que lotaram o Beira Rio.
Jogo difícil, com poucas chances claras de gols, mas recheado de dramaticidade e ao fim dos 90 minutos, o placar ficou mantido no 0 x 0. O Esquadrão de Aço conquistava o seu segundo título de campeonato brasileiro, enchendo de orgulho sua fanática torcida e conquistando o Brasil, que aprendeu a torcer pelo futebol cativante da equipe comandada pelo técnico Evaristo de Macedo.
Aquela partida esta gravada na memória dos tricolores que viveram esta época e até mesmo os mais jovens, reconhecem a importância desta conquista, consagrando um time formado basicamente por atletas baianos.
A diretoria do Bahia está preparando uma grande comemoração que reunirá os heróis que participaram desta brilhante campanha, em um evento que irá relembrar estes inesquecíveis craques.
Ficha do jogo:
19/02/1989 – Internacional 0 x 0 Bahia Estádio Beira-Rio Porto Alegre-RS
Internacional: Taffarel, Luís Carlos Winck, Norton, Aguirregaray e Casemiro; Norberto, Luis Fernando e Luís Carlos Martins; Maurício(Hêider), Nilson e Edu (Diego Aguirre.
Técnico: Abel Braga
Bahia: Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir (Newmar) e Paulo Robson; Paulo Rodrigues, Gil e Bobô (Osmar); Zé Carlos, Charles e Marquinhos.
Técnico: Evaristo de Macedo
Juiz: Dulcídio Wanderley Boschilla- SP
Campanha do Bahia no Brasileiro de 1988:
29 JOGOS: 13 VITÓRIAS/ 11 EMPATES / 05 DERROTAS / GP: 33/ GC: 23/ SALDO: 10
Artilheiros: Zé Carlos(9), Bobô(6), Marquinhos(4), Sandro, Charles e Pereira(3), Renato(2), Gil e Paulo Robson(1). Contra(1).”
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.