Que o desempenho do time em campo neste segundo turno está deixando a desejar, ninguém discute. Porém, uma comparação entre os números do tricolor no primeiro e no segundo turno, deixa mais evidente a queda no rendimento do time de Gallo e seus pupilos.
No primeiro turno, com esse mesmo número de rodadas, o Bahia tinha 19 pontos, fruto de um empate e seis vitórias seguidas, com direito a mais um triunfo contra o seu maior rival no Barradão. Tudo isso tendo um jogo a menos que os demais por causa da mudança de data do jogo contra o Madre de Deus.
No segundo turno, a curva descendente tem início logo na primeira rodada: derrota para o Colo-Colo por 2×0. Dali em diante foram conquistados apenas quinze pontos: três triunfos e três empates, além de ter derrotado o Madre de Deus na partida referente ao primeiro turno.
Ataque e defesa pioram – Se na primeira metade do campeonato o ataque tricolor marcou 28 gols (média de 2,8 por partida) e sofreu apenas 4, no segundo turno, contando o jogo do Madre, o ataque tricolor fez apenas 11 gols e sofreu 7.
Queda na Classificação – Para concluir a análise dos números, dois pontos a serem considerados: na primeira fase com oito rodadas e um jogo a menos o Bahia tinha um ponto à frente de seu rival, hoje o tricolor está a quatro pontos deste mesmo time. Por fim vale ressaltar que o Bahia tem apenas a quarta melhor campanha do segundo turno com pífios 12 pontos. Ele está atrás do Atlético, com 18, do rival que quer mudar de nome, com 17 e do Fluminense, com 15. Até mesmo essa quarta posição está ameaçada pelo Feirense de Biriguidi e sua turma, que estão com 11 pontos. Por sorte, a classificação nessa fase do campeonato leva em consideração os dois turnos, o que garante o tricolor em segundo lugar devido à gordura acumulada no início do campeonato.
O Baixo rendimento visto em campo tem provocado reflexos nas arquibancadas de Pituaçu: queda brusca na arrecadação, impaciência dos torcedores e vaias diante de apresentações medíocres do time. A dúvida que fica para ser respondida é a seguinte: O time do Bahia enganou a torcida no começo e está mostrando suas limitações agora, ou os atletas estão realmente cansados e se poupando para as partidas decisivas?
Leia Também:
Mediocridade premiada: pênalti garante vitória
Lateral admite queda, mas exalta inteligência
Bahia: vitorioso, classificado e vaiado
Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano de 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.