é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Justiça Comum pode fazer CBF declarar campeões

Notícia
Historico
Publicada em 8 de julho de 2009 às 14:50 por Da Redação

Há mais de dois meses a CBF vem dizendo não. O presidente Ricardo Teixeira alega variadas desculpas para não receber o dossiê sobre os campeões da Taça Brasil e do torneio Roberto Gomes Pedrosa. Os campeões foram declarados campeões nacionais na época pela CBD e pela imprensa nacional, tanto que tinham o direito de disputar a Libertadores represantando o País.

O chefe de gabinete da CBF, Ivan Souza, vem repetindo o não há mais de dois meses. Os presidentes de Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo e Bahia querem o reconhecimento dos títulos que conquistaram entre 1959 e 1970.

Diante das negativas da CBF, a comissão que organizou o dossiê está estudando uma ação radical: entrar na Justiça Comum pedindo uma ação declaratória à CBF. Para não comprometer os clubes, a ação pode ser pedida por pessoas físicas.

Os clubes querem exigir da entidade presidida por Teixeira que declare publicamente quem são os campeões brasileiros entre 1959 e 1970. A CBF ficará em uma situação sem saída.

A própria entidade divulga em seus documentos oficiais que é cinco vezes campeã mundial. Mas acontece que os três primeiros títulos foram conquistados quando a CBF ainda nem existia – quem comandava o futebol era a CBD.

O principal defensor da declaração dos campeões nacionais no período entre 1959 e 1970 é o próprio João Havelange, ex-genro de Ricardo Teixeira e ex-presidente da CBD.

Há muita pressão por parte dos outros clubes que esses títulos não sejam nunca reconhecidos oficialmente. No meio da batalha, a CBF tem optado por enrolar, deixar o tempo passar. Só que a entidade não esperava que a Justiça Comum possa entrar em cena para acabar com essa velha questão.

Blog Cosme Rímoli

Leia Também:
Título de 59 é exaltado por Marito na TV
Ex-presidente da Fifa apoia unificação de títulos
Hérois de 59 cobram reconhecimento oficial da CBF
Bahia vai à CBF por reconhecimento de 1959

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes