De uma só vez, o Bahia colocou pontos finais nas histórias de dois incômodos tabus na tarde deste sábado, em Campina Grande-PB. Ao bater o Campinense, por 2 a 1, o Tricolor acabou com a seca de 11 meses vitórias fora do estado e terminou com a série de seis jogos sem vencer no Brasileirão da Série B.
Foi a primeira vitória no campo do adversário na competição. Também foi o primeiro triunfo do técnico Paulo Comelli em três partidas depois que reassumiu o clube. O resultado fez o Tricolor subir duas posições na tabela – agora é o 12º, a cinco pontos do grupo dos quatro que sobem para a Série A.
O Bahia não vencia um jogo longe do estado desde 9 de agosto do ano passado, quando bateu o CRB em Maceió, também pela Segundona. A última vitória nesta Série B tinha sido em 6 de junho, contra o ABC, por 4 a 0, em Salvador.
Os tabus começaram a ruir aos 24 minutos, quando Reinaldo Alagoano abriu o placar. Vantagem ampliada aos três do segundo tempo, com o lateral Marcos. O Campinense diminuiu logo depois, com Anderson, mas não foi páreo para igualar o marcador.
O Esquadrão volta a campo no próximo sábado, em casa, contra o Vasco. É encher Pituaçu, empurrar o time rumo à segunda vitória consecutiva para embalar de vez na Série B e só parar na elite. Bora Bahêa!!!
O jogo
O Bahia começou melhor no jogo, trocando passes e com maior posse de bola. O time, porém, não criava chances reais de gol. Isso até os 14 minutos, quando Reinaldo Alagoano mandou para o gol, sem goleiro, mas a zaga evitou o tento, tirando a bola em cima da linha.
Com personalidade, o Tricolor continuou soberano na partida, sem dar chances ao adversário, buscando o gol. A postura foi recompensada aos 24 minutos. Reinaldo recebeu grande passe de Élton na área e chutou de primeira, cruzado. Fabiano fez grande defesa. No rebote, Reinaldo mandou para o fundo das redes – 1 a 0 para o Tricolor.
O segundo quase saiu, dois minutos depois. Reinaldo cabeceou com estilo, mas Fabiano fez uma defesa sensacional.
Inferior tecnicamente, os donos da casa só conseguiram levar perigo aos 40, em cobrança de falta bem defendida por Marcelo.
O Esquadrão continuou em cima no segundo tempo, marcando o adversário em seu campo de defesa, pressionando. E conseguiu logo ampliar a vantagem. Aos três minutos, Marcos recebeu de Reinaldo, invadiu a área, tirou a marcação e bateu no cantinho. O primeiro gol dele com a camisa tricolor – 2 a 1 para o Bahia.
Infelizmente, a reação do Campinense foi imediata. Aos cinco minutos, Anderson Oliveira cobrou falta no cantinho, Marcelo falhou e a bola entrou.
A redenção do arqueiro tricolor veio aos oito minutos, quando o mesmo Anderson cobrou falta e Marcelo fez linda intervenção.
Aos 17 minutos, na tentativa de chegar ao empate, o técnico Freitas Nascimento mandou a campo um velho conhecido da torcida tricolor, o veteraníssimo atacante Edmundo, aquele mesmo que salvou o clube do rebaixamento ao marcar gol contra o Flamengo, em 1996.
Mas o Campinense ficou só na saudade. Com uma marcação sólida, o Bahia controlou bem as poucas investidas do time da casa.
A chance mais perigosa dos paraibanos foi as 36, com Rodrigo Broa, que bateu cruzado, mas Marcelo defendeu com segurança.
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série B 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.