Um dos maiores reforços do Bahia este ano, Éverton Ribeiro já mostrou que veio para somar ao time na temporada de 2024, no 1º jogo com o elenco principal contra o Jacobina, ele marcou o 2º gol do jogo já mostrando entrosamento com o seu novo time.
Apesar de ser apenas o 1º jogo com a nova formação principal do Bahia, a torcida já pode ir depositando esperanças na garra do camisa 10, que promete não decepcionar, vide toda sua trajetória como jogador. Saiba mais sobre a carreira de Éverton Ribeiro.
Atualmente com 34 anos, Éverton Ribeiro estava quase como um reserva de luxo no Flamengo, após perder a função como titular em 2023. A contratação para o Bahia é uma excelente oportunidade para ele continuar a se destacar, pois Éverton Ribeiro sempre trouxe alegrias para o clube em que jogou sendo um meio-campista de destaque.
Éverton teve carreira de sucesso e início turbulento no Corinthians
Exemplo disso é a sequência de sucesso que fez em todos últimos clubes que jogou, sendo primeiramente campeão brasileiro com o Cruzeiro por duas vezes, quando foi para o futebol árabe conquistou a Supercopa dos Emirados Árabes no Al-Ahli e na volta para o Brasil, ganhou uma sequência gigante de títulos junto ao Flamengo. Porém tudo começou para Éverton Ribeiro no futebol profissional não de uma maneira muito legal.
Ele, que jogava na base do Corinthians, foi jogar no time titular em 2007, exatamente no ano em que o time estava em uma má fase e havia sido rebaixado para a Série B. Neste tempo, o meio-campista chegou a ser emprestado para o São Caetano durante um bom tempo e depois foi jogar no Coritiba, onde começou a ganhar notoriedade nacional. Vestindo a camisa do Coritiba, ele inclusive veio a conquistar o Campeonato Paranaense de 2012.
No Cruzeiro foi onde o meio-campista teve reconhecimento internacional e virou craque do Brasileirão
Além da conquista do Paranaense, ele também mostrou ser decisivo jogando pelo time na Copa do Brasil e ainda marcando 9 gols no ano. Estes números fizeram com que o jogador fosse muito procurado pelo Cruzeiro, que o conseguiu como titular com um contrato de 4 anos, inclusive ele foi um dos maiores destaques do clube e fez jus a sua contratação.
O ano de 2013 foi incrível para ele, um dos destaques de sua performance foi o lindo gol contra o Flamengo, no jogo da Copa do Brasil que valia pelas oitavas de final, onde ele acertou um balão no zagueiro flamenguista e bateu de primeira no gol. Apesar de não ter ganhado a Copa do Brasil deste ano, o Cruzeiro ganhou o Campeonato Brasileiro de 2013 e Éverton ganhou também o prêmio de craque do Brasileirão 2013 e Bola de Ouro da Revista Placar do mesmo ano.
Depois de conquistar dois títulos brasileiros Éverton é contratado pelo Al-Ahli
Em 2014 sua trajetória no clube também foi irretocável, mantendo uma média boa de assistências e gols. O Cruzeiro venceu o campeonato mineiro de 2014 sem perder uma partida e ainda também foi campeão brasileiro novamente em 2014, sendo outra vez considerado o craque do campeonato brasileiro apontado pela CBF.
No mesmo ano ele também foi convocado para a seleção brasileira e seu destaque o impulsionou novamente a um novo clube e quem contratou o craque foi o Al-Ahli, por pouco mais de R$26 milhões.
Indo jogar no time saudita, ele entrou decisivo como sempre e em sua primeira partida já se destacou. Jogando contra o Al Sharjah, ele mal saiu do banco e marcou o seu 1º gol pelo Al-Ahli aos 21 minutos do 2º tempo e sua trajetória no time não foi menos gloriosa que o restante de sua carreira. No Al-Ahli, além da Supercopa dos Emirados Árabes vencida em 2014 e 2016, ele também conquistou 2 títulos nacionais com o clube.
Ida ao Flamengo marca a volta de Éverton Ribeiro ao Brasil
Porém, depois de o Al-Ahli ser eliminado da Liga dos Campeões da Ásia, ele rescindiu contrato com o clube para jogar no Flamengo em 2017 em uma negociação de R$22 milhões, ele deixou o Al-Ahli marcando 26 gols e 25 assistências em um total de 103 jogos. O jogador que foi contratado para ser uma das soluções do Flamengo para o meio de campo de Jorge Jesus teve o seu auge em conquistas durante esta época.
Para ser mais preciso, o ano de 2019 foi onde ele conquistou pela 1ª vez a Copa Libertadores da América e também o Campeonato Brasileiro, fora o Campeonato Carioca. Em 2020 ele continuou uma peça importante para o clube, conquistando novamente o Campeonato Carioca e ganhando também a Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Já o 2021 de Éverton foi marcado pela Libertadores e em 2022 ele foi um dos jogadores mais presentes em campo pelo time rubro-negro.
Após passar 2023 em muitos jogos no banco de reservas, o acerto com o tricolor baiano vem como uma nova era de conquistas sob o comando de Rogério Ceni, com quem já foi campeão. Agora o meio-campo do Bahia conta com um nome forte para as próximas temporadas, vale ressaltar que o seu contrato é válido por 2 anos junto ao clube com um salário maior que no Flamengo.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.