A luz vermelha do pânico está acesa e a sirene de alarme ecoa forte, saindo do Centro de Treinamentos do Fazendão, do Alto de Itinga. Os números da Série B do Campeonato Brasileiro colocam o time do Bahia em situação de extremo risco, e só mesmo uma extrema união de forças vai conseguir evitar que o Tricolor baiano seja mais uma vez rebaixado para a Série B este ano.
O site chancedegol.com.br aponta o Bahia com 60% de probabilidade de rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Outro especialista no ramo, o Infobola, do matemático Tristão Garcia, aponta o time baiano com 61% de voltar para a Terceira Divisão do futebol brasileiro.
O caminho do Bahia será tortuoso até o final da competição. Agora, mantendo o aproveitamento sofrível do campeonato, o Tricolor não depende mais somente de si para evitar uma desastrosa queda. Tem, na verdade, de cumprir com sua obrigação e contar com a sorte, o tropeço dos adversários diretos.
Até o final do martírio da Série B, o Bahia tem mais nove jogos a realizar. Quatro deles em casa e os outros cinco como visitante. Caso vença todas as partidas em Pituaçu o que não consegue há quatro rodadas a equipe somará 44 pontos. Com este número, segundo o Chance de Gol, ainda terá 6,3% de chance de estar entre os quatro últimos colocados. Com 47 pontos o clube terá menos de 0.01% de possibilidade de ser rebaixado.
Pela frente, além do jogo de sábado, no interior de São Paulo, contra o Bragantino, o Bahia ainda enfrenta o Vasco da Gama, o Juventude, a Ponte Preta e o Atlético de Goiás longe de Salvador. Em Pituaçu, o time joga contra o Campinense, Fortaleza, Vila Nova e Guarani.
Ontem, o técnico Paulo Bonamigo deu continuidade à preparação da equipe para a batalha do próximo sábado. Depois de ter cumprido suspensão, o volante Leandro voltou a trabalhar cobrando mais entrega dos companheiros. “Todo mundo tem noção que precisa dar um algo mais”, comentou o jogador. Agora resta apelar para a sorte também. Para quem tinha planos de subir com um elenco tão caro, o mais caro dos últimos tempos, o Tricolor vem sendo um time abaixo da média, medíocre, sofrível. É uma pena, pois, seu torcedor não merece.
Tribuna da Bahia (Adaptado)
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série B 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.