Não bastasse ter sido rebaixado à Série B no ano do seu centenário, o Coritiba foi punido por unanimidade, nesta terça-feira, com a perda de 30 mandos de campo e multa de R$ 610 mil pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Após quase quatro horas de julgamento, o Alviverde foi enquadrado nos artigos 213 e 211 e absolvido no artigo 233 do CBDJ (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). A punição deve ser cumprida em competições nacionais organizadas pela CBF, como a Série B e a Copa do Brasil.
O Coritiba foi denunciado ao STJD por causa dos incidentes ocorridos depois da última partida do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense, no Couto Pereira. Na ocasião, torcedores invadiram o gramado, brigaram com policiais e depredaram o estádio.
O presidente da equipe de vistoria dos estádios do Paraná, Reginaldo Cordeiro, defendeu que o Coxa estava respaldado por laudos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com validade até janeiro de 2010. E, de acordo com o dirigente, o clube estaria liberado para realizar partidas nesse estádio, já que o local estava de acordo com as exigências do Estatuto do Torcedor.
De acordo com o coronel Costa, comandante da PM, a polícia estava preparada para evitar uma eventual baderna no fim do jogo. E que a prioridade na confusão foi defender os jogadores, a arbitragem e a imprensa. O policial garantiu que cerca de cem homens agiram para evitar transtorno maior em campo.
Em seu depoimento, o advogado José Mauro Filho considerou um absurdo a punição de 30 mandos de campo para o Coritiba, quando no caso da Fonte Nova que tiveram sete mortes foram sete jogos. A defesa pediu em vão para que o STJD não colocasse o Coxa como vilão.
GloboEsporte.com (Adaptado)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.