Mando de campo do Bahia durante o ano de 2009, o Estádio Roberto Santos (Pituaçu) está quase pronto para o Campeontao Baiano de 2010. O governo do Estado, por meio da Sudesb, realizou um processo de revitalização do gramado da praça esportiva após o final das atividades da temporada passada. Porém, na primeira partida do ano, no próximo dia 17, entre Vitória e Camaçari, onde o time de Canabrava fará sua estréia devido às obras de revitalização do Barradão, o palco ainda não estará nas condições ideais esperadas para toda a temporada, de acordo com a engenheira agrônoma Maria Zélia Oliveira, que prestou consultoria para a Sudesb.
“Neste primeiro jogo, o gramado pode sofrer críticas por causa da areia que estará nele, mas o processo de revitalização é necessário depois de um ano de utilização e dentro de 30 dias (no dia 4 de fevereiro), ele já deverá estar nas condições desejadas”, disse.
O processo foi realizado do dia 27 de dezembro do ano passado até o dia 5 deste mês. O gramado passou por um corte vertical, dois cortes horizontais, uma descompactação, aeração e top dressing. Os resquícios desta última etapa, que consistiu em colocar 1.200 quilos de calcário para correção do solo e de mais 500 quilos de adubo, além de 80 metros cúbicos de areia média lavada, é que deverão causar estranheza neste primeiro jogo, por causa da quantidade de areia visível.
A agrônoma Maria Zélia explicou que a intervenção era natural e necessária. “Depois de certo tempo de uso, o gramado vai se tornando mais compacto, devido ao pisoteio constante, não respondendo totalmente aos processos de fertilização e irrigação, o que o torna suscetível ao ataque de pragas e com o aspecto visual prejudicado pela escassez de massa verde. E o solo muito compactado prejudica a articulação dos jogadores, acarretando lesões, uma vez que não oferece um piso uniforme, adequado à prática desportiva”, disse.
Portanto, para o jogo do dia 7 de Fevereiro, entre Bahia e Atlético de Alagoinhas, o gramado deverá estar em condições ideais para os comandados de Renato Gaúcho.
Tribuna da Bahia Online (Adaptado)
Leia Também
Energia solar vai abastecer Caldeirão Tricolor
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.