“Resta uma vaga”, já cravou o jornalista Felipe Ribbe no Globoesporte.com sobre a Segundona nacional. Em sua “Revista Série B”, publicada nesta quarta, ele explica por que. Confira:
“Se o jogo em Pituaçu tinha cara de final antecipada, o empate não beneficiou nem Bahia, nem Coritiba, mas sim o Figueirense, que derrotou o Ipatinga, assumiu a vice-liderança e encostou no Coxa. Quem mais se prejudicou na rodada foi o América-MG, que, com a derrota para o Paraná, praticamente deu adeus às chances de título e ainda vê sua classificação ameaçada (leia mais baixo). Dessa maneira, a disputa pela taça agora está entre Coritiba, Bahia e Figueira, equipes que, a meu ver, já estão na Série A em 2011.
Afirmo isso baseado não só nas edições anteriores, como também no aproveitamento dos 3 no returno. Na história dos pontos corridos na Série B após 14 rodadas (desde 2006), nunca um time que somou 59 pontos ou mais após a 33ª rodada deixou de subir. A distância de 5 pontos para o 5° colocado também nunca foi tirada faltando tão poucas rodadas. Além disso, as campanhas de Coritiba, Figueirense e Bahia no returno estão entre as melhores do campeonato, o que mostra a regularidade dessas equipes (veja ao lado).
A briga deles então é somente pelo título. E ela será bastante apertada. Para se ter uma ideia, a distância de 2 pontos do líder (Coxa, com 61) para o 3° colocado (Bahia, com 59) é a menor desde que a Série B passou a ser disputada na fórmula atual, em 2006. Nessas 5 rodadas restantes, Coxa e Figueira, teoricamente, levam vantagem por jogar 3 partidas em casa e 2 fora. Os 2, aliás, se enfrentam na 36ª rodada, no Couto Pereira. Já o Tricolor joga 3 longe de sua torcida, mas como é o melhor visitante da competição (54,1% de aproveitamento), isso pode não fazer diferença.
Na próxima rodada, o Figueirense é quem tem, na teoria, o jogo mais tranquilo, pois recebe o Duque de Caxias no Orlando Scarpelli (onde conquistou 70,8% dos pontos). O Duque, apesar da excelente campanha, já não tem mais objetivos claros no campeonato. Coritiba e Bahia têm confrontos contra equipes do Z4, que cresceram bastante nos últimos jogos e querem escapar do rebaixamento. O time de Ney Franco encara o Ipatinga, em casa. O Tigre, mesmo perdendo do Figueirense, fez uma boa partida e joga sua sobrevivência no Couto Pereira. Vale lembrar também que no 1° turno os mineiros golearam por 5 a 1.
Já o Tricolor Baiano enfrenta o embalado Brasiliense, no Distrito Federal. O Jacaré venceu 3 dos últimos 4 jogos e está apenas 1 ponto atrás do Náutico, primeiro time fora do Z4. Ou seja, deve ir com tudo atrás da vitória. Isso pode ser até bom para o Bahia, que costumeiramente gosta de jogar em velocidade, explorando os erros do adversário. Pontuar nesta partida é fundamental para a equipe de Márcio Araújo, já que na rodada seguinte terá pela frente o América-MG, fora de casa.
Luta pelo acesso
Considerado o verdadeiro título da Série B, a disputa por uma das vagas na elite ano que vem pegou fogo depois de ontem. A derrota do América-MG e a vitória do Sport, sobre o Bragantino, diminuíram a distância entre os 2 para apenas 1 ponto. De quebra, os resultados também recolocaram a Portuguesa na briga, apesar da Lusa não me passar muita confiança. Assim, teríamos 3 equipes brigando por uma vaga.
Curiosamente, uma situação idêntica a do Sport já foi revertida. Em 2008, após 33 rodadas, o Vila Nova tinha 55 pontos e estava no G4. O então Barueri tinha 54 e era o 5°. Ao final do campeonato, o time paulista ficou com uma das vagas e o Vila não. Se serve de consolo para o Coelho, essa foi a única vez que o G4 foi alterado na história dos pontos corridos restando 5 partidas.
O que pesa contra o América é o seu aproveitamento nas últimas rodadas. O time de Mauro Fernandes perdeu 3 dos últimos 4 jogos (25%). O Sport, por sua vez, ganhou 2 e empatou 2 (66,6%). Mas nessa disputa o que será decisivo é o confronto direto entre as 2 equipes, na penúltima rodada. Os mineiros levam vantagem por jogar em casa, mas os rubro-negros têm bom desempenho como visitantes. Se a distância atual se mantiver até lá, dia 27/11 teremos um jogaço em Sete Lagoas.
O América, contudo, pode abrir uma boa vantagem nas próximas 2 rodadas, quando atua em casa (contra Guaratinguetá e Bahia). Já o Sport tem 2 jogos fora (São Caetano e Vila Nova). Diante de Guará e Azulão, acredito no favoritismo de mineiros e pernambucanos, mas contra Bahia e Vila a tarefa não será fácil, até porque os 2 adversários terão grande interesse nessas partidas.
Como escrevi acima, a Portuguesa, com a vitória sobre o Náutico, entrou de novo na briga. A Lusa tem 50 pontos, 5 abaixo do G4. O grande problema é que é um time pouco confiável. Tem um ótimo elenco, um bom técnico (Sérgio Guedes), mas na hora H vem falhando.
Há 2 rodadas, por exemplo, enfrentou o lanterna América-RN no Canindé, saiu na frente, mas permitiu a virada e foi derrotada. Se tivesse ganho esta partida, a Portuguesa hoje teria 53 pontos e estaria apenas 2 pontos atrás do G4. A tabela da Lusa também é complicada. Joga 3 vezes fora de casa, sendo 2 delas contra Bahia e Sport. Por isso acho que só um milagre põe o time paulista na Série A em 2011.”
Leia Também
Veja as chances e os próximos jogos de cada equipe
Rodada só não foi pior porque Paraná ajudou depois
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.