Rejeitado por quase 87% dos 659 internautas que até então já haviam votado na enquete do ecbahia.com, Rogério Lourenço é mesmo o novo técnico do Bahia. Confira texto da assessoria de imprensa tricolor:
“O departamento de futebol profissional e a diretoria do Bahia definiram o nome do novo técnico do Bahia.
Rogério Lourenço, de 39 anos, comandará o Esquadrão de Aço em 2011 e terá a responsabilidade de comandar a equipe tricolor no campeonato baiano, Copa do Brasil e Série A.
Ex-zagueiro de muita técnica e de uma carreira vitoriosa, com passagens e títulos conquistados em grandes clubes brasileiros, como Flamengo, Cruzeiro e Vasco, Rogério Lourenço iniciou sua carreira como técnico da equipe júnior do Nova Iguaçu-RJ e auxiliar do time principal.
Foi para o Flamengo, clube que o revelou, para trabalhar nas divisões de base. No juvenil, foi bi-campeão carioca em 2006/2007 e conquistou o campeonato brasileiro juvenil de 2007. No ano seguinte, assumiu o sub-20 e também foi campeão carioca. Seu bom trabalho na base rubro-negra, o credenciou a ser convidado para assumir a seleção brasileira sub-20 em 2009. Entre os principais títulos conquistados pelo Brasil estão o Torneio de Sendai(Japão) e o Sulamericano de 2009. Na final do mundial sub-20, perdeu a final para a seleção de Gana, na disputa de pênaltis e ficou com o vice-campeonato.
Após o Mundial sub 20, Rogério Lourenço voltou ao Flamengo e foi auxiliar do técnico Andrade, no ano de 2010. Com a saída do técnico campeão brasileiro, Rogério assumiu interinamente e logo no seu primeiro desafiou, eliminou o Corinthians da Libertadores, classificando o Flamengo para as quartas de final da competição internacional.
Foi efetivado como técnico do Flamengo e foi eliminado da Libertadores pelo Universidade do Chile, perdendo o primeiro jogo no Maracanã por 3 x 2 e vencendo a segunda partida em Santiago, por 2 x 1.
Em 20 jogos a frente do Flamengo, Rogério Lourenço conquistou 07 vitórias, 06 empates e 07 derrotas, saindo com o aproveitamento de 45 %.
Na Libertadores, Lourenço comandou a equipe em 04 jogos, venceu 02 e perdeu 02, com um aproveitamento de 50%. No Brasileiro, fez 16 jogos, conquistou 05 vitórias, 06 empates e 05 derrotas, com o aproveitamento de 43%. O treinador deixou o Flamengo na 16ordf rodada, na 10ordf colocação, a 03 pontos do G4 e com a defesa menos vazada da competição.
No Bahia, Rogério Lourenço reencontrará o preparador físico Toninho Oliveira, ex-companheiro de trabalho no Flamengo em 2010 e também o Gestor de Futebol Paulo Angioni, que o conhece desde os tempos de atleta na Gávea.
“Me sinto muito honrado de ser o treinador do Bahia e logo no retorno deste gigante do futebol brasileiro à Série A. Prometo ao nosso torcedor que trabalharei muito, junto com minha comissão técnica, contando sempre com o apoio de vocês, para realizar belas campanhas nas competições que iremos disputar. Agradeço a confiança depositada em mim e espero corresponde-la a altura”, falou o novo técnico tricolor
O Gestor de Futebol do Bahia, Paulo Angioni comentou a contratação do novo treinador. “A escolha de Rogério Lourenço passou por um processo criterioso. Ele é um profissional jovem, que está buscando seu espaço no mercado e acreditamos que nossa aposta pode nos trazer bons frutos. Conheço o Rogério Lourenço há alguns anos e acho que ele tem o perfil para comandar nossa equipe em 2011”, falou Angioni.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.