De Ricardo Palmeira, para o jornal A Tarde desta terça-feira:
`O ano de 2011, o primeiro do Bahia novamente na Série A, foi de sufoco. Depois do fracasso no Baiano e na Copa do Brasil, passou quase todo o Brasileiro assutado pelo fantasma do rebaixamento. Contudo, após tropeços, acidentes, pavores e tempestades, um céu azul está se abrindo no horizonte tricolor. Ao que tudo indica, será um fim de ano de felicidade para o clube. Ou, ao menos, de alívio.
O triunfo sobre o Atlético-GO, há dois dias, praticamente pôs um fim definitivo à possibilidade de rebaixamento. Segundo os matemáticos, o risco é de somente 1%. E, com a vaga na Primeira assegurada, o que, apesar de modesta, era a grande meta do Bahia na temporada, é hora de projetar 2012. Já estamos planejando a próxima temporada há mais de dois meses, mas sempre com o pensamento que só poderíamos pôr as ações em prática quando confirmássemos a vaga na Série A, declarou o presidente Marcelo Guimarães Filho.
E uma das ações prioritárias ganhou força nesta semana: a renovação do contrato do zagueiro e capitão Titi. Informações de bastidores do clube dão conta que as negociações estão avançadas. Como o vínculo do jogador com o Internacional espira em abril de 2012, o Tricolor negocia com o clube gaúcho a antecipação do prazo estando, inclusive, disposto a pagar um valor indenizatório. O objetivo é que Titi e Bahia assinem um contrato de, no mínimo, dois anos para a partir de 2012.
No mais, essa é a ideia do Bahia: manter ao máximo possível a base de 2011. Tudo para não repetir o fiasco do primeiro semestre, quando trocou quase todo o elenco de 2010 e obteve como resultado um frustrante terceiro lugar no Baiano, além da eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, após levar 5 a 0 do Atlético-PR.
Entre os jogadores que foram contratados neste ano, Marcelo Lomba, Fahel, Magno, Júnior e Reinaldo já têm contratos válidos para 2012. Isso sem contar com Diones, que teve 50% de seus direitos econômicos adquiridos pelo Bahia e deve, no fim de 2011, assinar um contrato de longo período com o clube.
Outras renovações Na verdade, nunca concebemos o Bahia em 2012 em um lugar que não fosse a Série A, sintetizou Marcelo Filho. E, sendo assim, o clube r vem demonstrando interesse na renovação dos atletas cujo vínculo se encerra em dezembro. Abertamente, o clube já fala em negociar a permanência de Marcos, Souza, Lulinha e Dodô. Este último, que tem outras propostas, pode ser envolvido em uma transação com Ávine.
Morais é reforço quase certo; Jorge Wagner pode chegar
O namoro do Bahia com o meia Morais é longo. Começou no início de 2010 e demorou um semestre para dar certo. Ele chegou apenas para a Série B e teve participação importante na campanha do acesso.
Neste ano, o atleta voltou ao Corinthians e as especulações sobre seu retorno duraram até o fim das inscrições do Brasileirão. Sem sucesso.
Para 2012, porém, a volta do jogador alagoano está quase certa. O jogador e seus agentes já estão em contato com o presidente do Bahia e com o gestor Paulo Angioni. Segundo informações, por respeito ao Corinthians, clube com o qual Morais tem vínculo até junho de 2012, o negócio só será 100% fechado e o contrato assinado quando a temporada terminar.
Outro reforço que poderá vir é Jorge Wagner, revelado no Fazendão. O jogador tem proposta do Palmeiras, mas diz que, se o Bahia oferecer pouco mais de 50% do que o Verdão propôs, prefere retornar às origens. Só o que pega na negociação é o fato de o meia ter contrato com o japonês Kashiwa Reysol até o fim de 2012´.
Leia Também
Lateral se declara e diz que deseja ficar em 2012
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.