De Daniela Leone, no jornal Correio* deste domingo:
`Era 13 de abril de 1989. Fonte Nova lotada. Bahia e Universitário empatam em 1 a 1. Um triunfo garantia vaga nas quartas de final da Libertadores da América. E ele veio aos 16 minutos do segundo tempo. “Eu cheguei dando um carrinho e me antecipei ao goleiro”, narra Charles. Presente pra ele e pra torcida. “Foi motivo de muita alegria e um gol importante, pois nos deu a classificação”, recorda o ex-atacante, que havia completado 21 anos.
Aquele gol simboliza uma pausa na história. Charles foi o último jogador a balançar a rede com a camisa do Bahia em uma competição internacional. O ricolor não conseguiu marcar na fase seguinte e acabou eliminado pelo Internacional (grifo nosso: prejudicado pela arbitragem). Desde então, nunca mais voltou a disputar torneios que envolvem outros países.
Chegou a hora
Mas isso pode mudar. A campanha apresentada no Brasileiro desse ano não permitiu sonhar com um retorno à Libertadores, mas a Copa Sul-Americana é uma realidade possível. Em 15º lugar na tabela, com 42 pontos, o Bahia tem chances reais de se classificar para a competição.
Basta não vacilar no jogo das 19h de hoje, em Pituaçu, contra o Palmeiras, adversário direto na briga por uma vaga na competição.Se vencer, o Tricolor entra na zona de classificação e ultrapassa a equipe paulista, que está em 13º, com 43 pontos.
“Vencer esse jogo é fundamental, porque o Bahia elimina qualquer possibilidade de rebaixamento e ainda abre uma pontuação contra um concorrente direto na Sul-Americana”, explica o agora torcedor Charles. O Palmeiras é o último adversário do Bahia que também está na briga por uma vaga no torneio. O Santos, rival no dia 27, está na Libertadores 2012. Já o Ceará, no dia 4 de dezembro, briga contra o rebaixamento.
Aos 43 anos, Charles é secretário de Esporte de Itapetinga, cidade baiana que fica a 623 km de Salvador. A distância não permite que ele vá ao estádio, mas o ex-jogador vê todos os jogos do time do coração pela televisão. “Sou torcedor do Bahia e acompanho tudo. Infelizmente o time não conseguiu ter uma consistência, alterna resultados, mas tem mostrado vontade”.
Apesar da irregularidade, Charles confia que o Bahia vai vencer o Palmeiras hoje e entrar na zona da Sul Americana. Pra estufar as redes, ele aposta em um jogador com a mesma numeração que ele usava no Bahia. “Vai ser 2 a 0, com gol de Souza. Ele é experiente, passou por grandes clubes e é extremamente útil pro Bahia, os números comprovam isso”, disse o ex-camisa 9.´
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.