O dia foi de novidades envolvendo dois torneios que o Bahia jogará. Do portal Arena Nordeste:
`O tradicional torneio que reúne os maiores clubes do Nordeste estará de volta a partir de 2013. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em rápido pronunciamento na manhã desta quinta-feira, em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, confirmou o retorno da Copa do Nordeste daqui a dois anos. A competição terá 16 equipes, sem representantes do Piauí e do Maranhão. Teixeira também confirmou que a Copa do Brasil, também a partir de 2013, terá mudanças, como a participação de clubes que disputarem a Copa Libertadores da América.
O retorno da Copa do Nordeste já tinha sido selado na última quarta-feira, após reunião no Rio de Janeiro entre a Liga do Nordeste, comandada por Eduardo Rocha, e representantes de clubes e federações. A competição está garantida, pelo menos, por dez anos. O torneio terá 16 clubes, com a seguinte divisão: três clubes de Pernambuco, três da Bahia, dois do Ceará, dois de Alagoas, dois do Rio Grande do Norte, dois da Paraíba, dois de Sergipe.
A competição terá duas fases. Na primeira, serão quatro grupos com quatro clubes, e os dois melhores classificados de cada grupo avançam. Na segunda fase, os oito times classificados se enfrentam no mata-mata até que seja conhecido o campeão.
A Copa do Nordeste começará em janeiro de 2013 e se estenderá até março. Serão usadas 12 datas da CBF para a competição. Como será disputada no início do ano, a competição regional implica em mudanças nos Campeonatos Estaduais.
“Por consenso com as federações de cada estado, os clubes participantes serão os primeiros classificados do Campeonato Estadual dentro do número de vagas do Estado. Também por consenso com as federações, os campeonatos estaduais serão realizados em duas fases: a primeira, sem os clubes da Copa do Nordeste; a segunda, com os clubes da Copa do Nordeste mais os classificados da primeira parte”, explicou Ricardo Teixeira.
“A coordenação técnica da Copa do Nordeste será da CBF, com apoio logístico das federações estaduais envolvidas”, completou.
Copa do Brasil
O presidente da CBF também anunciou mudanças na Copa do Brasil. Antes disputada apenas no primeiro semestre, a competição será de março a novembro. A principal novidade é que os times brasileiros que disputarem a Libertadores poderão participar da competição e entrarão nas oitavas de final.
O torneio começará com 80 equipes, no mesmo sistema de mata-mata. Até chegar às oitavas de final, sobrarão dez clubes. Então, os seis times que estiverem disputando a Libertadores entrarão na competição e completarão os 16. Caso o Brasil só tenha cinco participantes no torneio continental, o clube melhor colocado no ranking nacional – afora os que estiverem na Copa do Brasil e Libertadores – será chamado para completar as oitavas.
As mudanças no sistema de disputa da Copa do Brasil também geraram mudanças no processo de classificação para a Copa Sul-Americanca. A fase eliminatória brasileira deixará de existir. O Brasil enviará quatro representantes para a competição, e a escolha deles não será mais apenas pela classificação do Campeonato Brasileiro. Serão indicados os clubes que deixarem a Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana, de acordo com a classificação do Brasileiro do ano anterior. Ou seja, os mais bem colocados no Brasileirão 2012 que deixarem precocemente a Copa do Brasil de 2013 terão a chance de entrar na competição da Conmebol`.
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.