é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Destaque da base do Esquadrão é comparado a Neymar

Notícia
Historico
Publicada em 31 de dezembro de 2011 às 13:28 por Da Redação

De Raphael Carneiro para o globoesporte.com:

“O sonho de dez entre dez jovens que jogam do meio para frente é de chegar ao nível dos ídolos da atualidade. Neymar e Messi são as principais referências para quem inicia a vida no futebol. No Brasil, o santista de cabelo moicano é o espelho. Qualquer reflexo de semelhança, dentro ou fora de campo, é motivo de comparação. No Bahia, o alvo é Paulinho.

Natural de Ceilândia, no Distrito Federal, ele tem apenas 17 anos. Na fisionomia, em nada se parece com o Menino da Vila. Mas o futebol atrevido e a forte personalidade logo lhe renderam o apelido de ‘Neymar do Fazendão’. Sem querer criar este vínculo, o meia vai iniciar o ano de 2012 sob a mira de todos os holofotes. Elogiado pela diretoria e até pelo técnico Joel Santana, Paulinho é a principal promessa do Bahia para a próxima temporada.

Foto: Divulgação” width=

Apesar das comparações com Neymar, o jogador do Bahia garante que tem um estilo diferente. Na opinião dele, as características de jogo se aproximam mais do craque argentino.

– Gosto de cair pelos dois lados do campo e sempre buscando o jogo. Mas já falaram que eu sou o Neymar da Bahia, então tudo bem – disse aos risos.

No entanto, comparações deste tipo não são bem vindas no Fazendão. A diretoria do Bahia faz de tudo para evitar que a pressão sobre o jogador seja grande antes mesmo da estreia.

– Andaram dizendo que ele é o Neymar do Fazendão, mas não vejo essa semelhança apesar de ter algumas características táticas. Isso não é bom. Não é bom comparar Neymar com Messi e, proporcionalmente, não é bom comparar Paulinho – alertou o superintendente das divisões de base do Bahia, Newton Mota.

Copa São Paulo

Para ver Paulinho em campo pelo time profissional e saber se as comparações são verdadeiras, o torcedor do Bahia vai ter que esperar um pouco. Antes de iniciar os treinamentos com Joel Santana (a reapresentação do elenco será no dia 5 de janeiro), Paulinho vai disputar a Copa São Paulo.

Neste ano, quando o Bahia foi vice-campeão, o meia ficou de fora por ter sentido uma lesão muscular 15 dias antes do torneio. Agora, é titular e um dos principais nomes do time, ao lado do volante canhoto Felipe.

Apesar da idade e de ainda fazer parte do time sub-18, o meia se diz preparado para jogar entre os profissionais. No Bahia desde 2009, o jogador já passou por alguns problemas fora do gramado, mas hoje é visto como amadurecido e pronto para o desafio.

– Deu um pouco de trabalho na disciplina, mas hoje ele está amadurecendo. É um jogador com personalidade para jogar. Ele é indiferente a essa pressão de subir – avaliou Mota.

Apoio de um pentacampeão

Para fazer a transição para os profissionais, Paulinho tem contado com um apoio especial. Contratado pelo Bahia no início da Série A do Campeonato Brasileiro, Ricardinho tem servido como um mentor da joia do Fazendão.

– Ele sempre conversa comigo, me dá vários conselhos e eu sigo os conselhos dele. Ele conversa muito e até ficou me devendo um almoço que a gente apostou um negócio aí e ele ficou me devendo. Vou cobrar a ele quando chegar – revelou Paulinho, sem querer dizer qual foi a aposta entre os dois.

Ricardinho não é o único que dá atenção especial ao jogador. Com passagens pelas divisões de base de Cruzeiro, Corinthians e Santos, Paulinho disse ter tido o melhor tratamento no Fazendão. O apoio dado pela equipe do Bahia faz com que já pense em renovar o contrato que vence no final do próximo ano.

Além do experiente meia, que conquistou o pentacampeonato com a Seleção Brasileiro na Copa do Mundo de 2002, Paulinho se mira em outro exemplo no elenco tricolor. Trata-se do atacante Souza, artilheiro do Brasileiro em 2006, quando defendia o Goiás.

– A expectativa para começar logo com os profissionais é grande. Não só por ser treinado por Joel Santana, mas por trabalhar com Ricardinho e Souza, caras que eu vi jogar pela televisão e agora tenho a oportunidade de treinar e, até mesmo, jogar ao lado deles. Nunca imaginei que isso poderia acontecer.

Sonho

Antes mesmo de estrear como profissional pelo Bahia e jogar ao lado de Ricardinho e Souza, o meia esteve perto daquele com quem o comparam. Na semana passada, Paulinho foi reserva da Seleção Baiana no desafio contra os Amigos de Neymar, em Pituaçu.

Apesar de ter entrado em campo por pouco tempo, na segunda etapa, o evento serviu para estimular ainda mais a vontade de ser titular do Bahia.

– Estava no jogo das estrelas e vi todo mundo gritando Neymar. Já veio um filme em minha cabeça: ‘Será que um dia vou ser assim? Será que um dia em vou pisar nesse Pituaçu aqui com todo mundo gritando meu nome?’ É a vida. A vida é feita de sonhos e os sonhos são para serem realizados. O meu eu acho que está perto de acontecer – profetizou.

O primeiro contato com o ídolo Neymar não durou muito. Por conta dos compromissos, Paulinho disse ter trocado apenas algumas palavras com o jogador santista. Aproveitou para pedir a camisa do atacante. O desejo não foi realizado, mas quem sabe tenha sido adiado até o encontro do Bahia com o Santos, pela Série A, em 2012.

– Poxa…será? Trocar a camisa com Ele (Neymar), Ronaldinho Gaúcho… – sonha Paulinho.

PAULINHO
Nome: Paulo Henrique dos Santos
Nascimento: 10 de julho de 1994
Cidade: Ceilândia (DF)
Altura: 1,66 m
Peso: 58 kg
Características: Meia que gosta de encostar nos jogadores de ataque
Clubes: Corinthians, Santos, Cruzeiro e Bahia
Títulos no Bahia: Campeão baiano infantil em 2009 (artilheiro e melhor jogador) e juvenil em 2010.”

Leia Também
Bahia já conhece rivais e sede da próxima Copa SP
Tricolor tem dois convocados para a Seleção sub-16
Orçamento da base para 2011 será de R$200 mil
Tricolor de Aço conhece tabela da Copa São Paulo

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes