O ex-comentarista Paulo Roberto Falcão, 58, foi apresentado oficialmente como novo técnico do Bahia na tarde desta terça-feira no Hotel Bahia Plaza Resort, em Busca Vida, onde acontece a concentração dos jogadores. Segundo ele, o motivo de ter aceitado o convite, além da “grandeza do clube” e da conversa “otimista e objetiva” que teve com a diretoria, foi “a vontade de entrar numa nova fase” na carreira.
Falcão, que dirigiu a seleção brasileira em 1990 e 1991 e depois teve passagens por América do México e Internacional até 1993, passou 14 anos trabalhando na Rede Globo antes de decidir voltar a ser treinador.
O retorno aconteceu em 2011, de abril a julho no Inter, onde é ídolo. Apesar do título gaúcho, a queda nas oitavas da Libertadores e uma série de três derrotas no Campeonato Brasileiro derrubaram o ex-atleta.
Agora, vai reencontrar Toninho Cerezo –companheiro de seleção na Copa do Mundo de 1982, quando formou um meio-campo exaltado até hoje–, atualmente técnico do Vitória, maior rival do Bahia.
“Cerezo é um parceiraço. Jogamos juntos no Mundial e depois na Roma. Futebol tem dessas coisas e ele nunca vai ser um inimigo, apenas um adversário. O Cerezo é um grande amigo, um irmão, e vai ser muito bom”, frisou.
Sua estreia acontecerá no domingo, exatamente em um clássico Ba-Vi. Nesta quarta, a equipe recebe o Vitória da Conquista, em casa, pela sétima rodada do Estadual.
“Tem que ser passo a passo. Eu volto hoje para Porto Alegre para resolver algumas coisas e retorno na sexta-feira, mas o Julinho [Camargo, auxiliar e treinador do Grêmio em seis partidas na temporada passada] fica”, afirmou.
Falcão ainda comentou a pressão em torno da conquista do título baiano, que o Bahia, embora seja o recordista de taças em âmbito doméstico, não ganha desde 2001.
“Evidente que essa é uma preocupação. Ganhar o Baiano é o nosso primeiro objetivo, mas o projeto passa por algo além disso. Mas não é um campeonato fácil. Minha motivação também ter a ver com isso. Tive felicidade de ganhar o Gaúcho no ano passado e, quando cheguei, o Internacional já havia perdido o primeiro turno”, finalizou.
Ele também destacou o objetivo de aproveitar garotos da divisão de base do time.
“Estou feliz em participar desse momento do Bahia. Eu vinha trabalhando com isso (voltar a ser técnico) há bastante tempo. Senti que tinha que voltar a trabalhar com futebol. Tinha 16, 17 anos na tevê, rádio, jornal e, antes da Copa da África, comecei a pensar em voltar a comandar um time de futebol. Foi um decisão pensada. Estava em uma posição muito confortável. Hoje me sinto muito feliz, a Bahia é um lugar que muitas vezes escolhi para passar as férias com minha família”.
Chegando no clube após seis rodadas disputadas no Campeonato Baiano, Falcão prevê dificuldades no começo do trabalho. “É sempre bom você pegar na pré-temporada, ter condições de escolher os jogadores, mas é muito difícil acontecer. As dificuldades é nos primeiros dias. Até começar o Campeonato Brasileiro é assim. Tem que estabelecer prioridades e a prioridade é sempre a preparação para o próximo jogo”.
Segundo ele, o fato do Bahia contar com alguns jogadores conhecidos nacionalmente irá facilitar seu trabalho. “Conheço muitos jogadores do Bahia, que já demonstraram ter talento. Nas conversas que tive, deu para ter uma ideia geral do que está sendo feito no clube e estou muito feliz. Vamos ver o grupo, o que se pode fazer, ver as carências e apontar para direção”.
Leia Também
MGF anuncia treinador e fico de Angioni no Sportv
Bahia já marca entrevista de Falcão às 14h de hoje
Zé dá 1ª coletiva, comenta técnico e já mira Ba-Vi
Relembre frases e momentos de Falcão ano passado
Novo auxiliar é considerado grande revelação no RS
Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano 2012
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.