O lateral William Matheus, que saiu com dores no joelho esquerdo ainda no primeiro tempo do confronto frente o Juazeirense, dia 4 deste mês, recebeu uma notícia nada agradável na tarde desta segunda-feira. Segundo o Dr. Elias Natan, o ala tem uma lesão no menisco e terá que ser submetido a uma cirurgia.
A notícia, confirmada após uma ressonância magnética, veio após o treino e apenas revelou o que muitos já suspeitavam. O jovem jogador, que já atuou 15 vezes pelo Campeonato Baiano, terá que passar por um procedimento cirúrgico e deve retornar só daqui a 30 dias, conforme previsão dos médicos do clube.
Em texto intitulado Menisco, escrito pelo Dr. Fábio Costa, Coordenador Médico do Bahia e colunista do ecbahia.com, o trauma na região é tratado como uma lesão que normalmente ocorre quando o atleta está apoiado em uma só perna e faz um movimento rotacional forçando a área e causando esmagamento no local. Veja trechos da coluna e saiba mais:
E tratamento? É sempre cirúrgico? Não, mas muitas vezes é realmente a cirurgia o melhor método de tratamento. Quando se trata de lesões degenerativas, lesões muito pequenas, ou mesmo em pacientes mais velhos e sem expectativa de atividade física, as lesões podem ser tratadas com uma boa reabilitação fisioterapêutica.
Infelizmente muitas vezes o que nos resta é a cirurgia. Hoje este procedimento é feito por via artroscópica, onde 2 furos são feitos no joelho (existem cirurgiões que ainda usam 3 furos e isso não é problema nenhum), entra uma micro-câmera dentro do joelho, filma ele por dentro e com pinças especiais consegue-se recortar as lesões. É a tal da cirurgia a laser, mas que de laser não tem nada, ok? Ainda existe em alguns caso a possibilidade de suturarmos o menisco, ou seja costurar ele. Esta técnica é mais trabalhosa e muitas vezes pode ser uma boa indicação em casos específicos. Por fim, já nos EUA está se fazendo o transplante de menisco.
Leia Também
Lateral fora do campeonato e outro quase, diz site
Titi e Júnior reaparecem, mas WM vira preocupação
Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano 2012
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.