Parece que as lições recebidas ano passado em nada serviram para Vanderlei Luxemburgo. Adversário desta quinta-feira do Tricolor de Aço, a partir das 21 horas, o agora técnico do Grêmio voltou a soltar declarações que dão margem para polêmica, ainda em Porto Alegre, ao comentar o confronto que vale vaga nada menos que às semifinais da Copa do Brasil.
“Luxa”, que em 2011 adorava repetir quase a cada três entrevistas coletivas que o seu antigo Flamengo não estava em melhor condição no Brasileiro porque havia empatado logo no começo do torneio com o Bahia, em Pituaçu, lançou uma indireta contra o tamanho do Esquadrão.
“Vamos encarar um time com jogadores cascudos, experientes, como Souza e Fabinho, que estiveram em grandes clubes“, disse, embora acrescentando esperar “encontrar dificuldades”.
E o comandante não se furtou tampouco a mandar espécie de “conselhos” para Paulo Roberto Falcão, que é idolo do Internacional (rival gremista), onde trabalhou na temporada passada.
“Quem vai complicar o Grêmio são os jogadores do Bahia, não o Falcão. E vice-versa. Eu e o Falcão somos amigos. Ele está de parabéns pela conquista do Baiano. Ganhou um campeonato com a capacidade de um ex-jogador de futebol, inteligente como é, que saiu da profissão de comentarista para ser técnico. O que sempre digo para quem quer ser técnico: ou é técnico, ou é comentarista. Se ele decidiu ser técnico, ele pode ser tornar um grande técnico. Mas é preciso se dedicar. Se ele tivesse ficado na seleção brasileira (nos anos 1990) e, de lá para cá, fosse para outra equipe menor, talvez a carreira dele como técnico tivesse ido melhor.”
Vanderlei chegou a responder na conferência de segunda-feira até sobre o caricato tema de se possuía receio de uma “mandiga” em Salvador. “Isso é folclore do futebol. Se o Campeonato Baiano fosse decidido por meio de mandinga, terminaria empatado”, falou.
A maioria da imprensa gaúcha, diga-se, vem considerando este mata-mata uma “barbada”, segundo a colunista do ecbahia.com, Priscila Ulbrich, que mora na capital do Rio Grande do Sul.
Um dos jornalistas mais respeitados da cidade, o comentarista da afiliada da Rede Globo local, Diogo Olivier, escreveu nesta terça em seu blog hospedado no site do diário Zero Hora que o Grêmio é “favoritíssimo” mesmo na partida em Pituaço (o link está aqui).
Confira a “análise” do cronista, intitulada “Como o Bahia espera o Grêmio”:
“Paulo Roberto Falcão imagina o Grêmio marcando o Bahia lá na frente em Salvador.
Não seria a primeira vez deste cenário.
Contra o Fortaleza, esta mesma estratégia do técnico Vanderlei Luxemburgo definiu a vaga nos 20 minutos iniciais, apesar do caldeirão do Presidente Vargas: 2 a 0.
O jogo da volta, no Olímpico, virou mera formalidade.
Bahia e Falcão não são Fortaleza e Neudo Xavier, embora o Grêmio seja favoritíssimo para o enfrentamento de quinta-feira, em Salvador”.
E tudo isso apesar de a equipe dos Pampas não ter alcançado nem a decisão estadual –na Copa do Brasil, ganhou todos os embates que realizou, ante River Plate-SE, Ipatinga e Fortaleza.
IMPLICÂNCIA
A primeira manifestação de Luxemburgo desmerecendo o Tricolor no ano passado se deu ainda pela terceira rodada, depois de o Fla ter empatado com o Corinthians, em casa, por 1 a 1.
Hoje foi um clássico e qualquer resultado poderia acontecer. Anormal foi contra o Bahia, com todo respeito ao Bahia, que não vai disputar título e vai lutar contra o rebaixamento, disse.
Dias antes, em 29 de maio, o Esquadrão havia buscado o empate em 3 a 3 com o Urubu já nos acréscimos. Gol do atacante Jobson, após tabela com Maranhão.
Pior ocorreu no segundo turno, quando destacou às vésperas do duelo de 4 de setembro, dentro do Engenhão, que o Flamengo tinha obrigação de ganhar “de qualaquer jeito”.
O Bahia aplicou 3 a 1 (Titi, Dodô e Souza).
Mas, acredite, nem assim o técnico deixou de citar o maior clube do Norte/Nordeste “lamentando a perda de pontos preciosos” perante rivais “como o Bahia”
Resultado: no final de janeiro de 2012, ele acabou demitido para a chegada exatamente de Joel Santana… ex-Tricolor. E, assim, Vanderlei conseguiu ter como sucessor um profissional bi-eliminado (Libertadores e Carioca), de férias forçadas há cerca de um mês.
No meio disso tudo, a Nação até hoje agradece à presidenta rubro-negra, Patrícia Amorim. Graças a ela, que tirou o cargo de Luxa, ganhamos o Rei agora também da Roma Negra.
PREPARAÇÃO
No treino da manhã desta terça (a viagem aconteceu às 15h30), o Grêmio fez trabalhos de posicionamento na saída de bola, com os zagueiros Gilberto Silva e Naldo recebendo a redonda do goleiro Victor e tendo de fazer a ligação com o meio-campo.
O volante Fernando recebia e abria a jogada para as laterais. Souza e Léo Gago faziam a aproximação, até que Vanderlei parava o exercício, corrigia posicionamentos e reiniciava.
A escalação novamente contou com Victor, Edilson, Naldo, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antonio; André Lima e Marcelo Moreno.
Além de peças ofensivas como o jovem Leandro e o argentino Miralles, o time terá no banco o recém-contratado meia Rondinelly, ex-Vila Nova-GO, depois de apenas três dias no Olímpico.
À noite, a delegação foi recepcionada por dezenas de torcedores no aeroporto “Dois de Julho”.
O estafe da equipe chegou lamentando o fato de não poder realizar o chamado reconhecimento do gramado de Pituaçu. A comissão técnica gostaria de pelo menos atividade lá, mas não existiu permissão. Nesta quarta, às 16 horas, haverá treino em um dos campos extras do Barradão.
Leia Também
Luxa “recua” e Grêmio no Barradão reforça chacota
Grêmio perde novo destaque e virá com 3 volantes
Mineiro “pé-quente” em 2011 apitará partida de 5ª
Falcão comenta confusão e Grêmio, e quer reforços
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.