é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Souza consegue efeito suspensivo e vai jogar

Notícia
Historico
Publicada em 19 de julho de 2012 às 16:39 por Da Redação

Após seguidas notícias ruins nos últimos dias, a torcida tricolor e o técnico Falcão agora têm o que comemorar. O atacante Souza, suspenso por quatro jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na terça-feira, conseguiu efeito suspensivo e está livre para encarar o Fluminense na noite desta quinta, a partir das 21 horas, no Engenhão.

Mesmo sem nenhum cartão vermelho mostrado nos 90 minutos, a Procuradoria pediu as imagens do jogo entre Bahia e Botafogo, e denunciou Souza por uma cotovelada no zagueiro Antônio Carlos. E, em sessão da Segunda Comissão Disciplinar, o atacante foi punido com quatro jogos de suspensão, por maioria de votos.

Como não chegou a ser expulso, Souza atuou normalmente contra o Flamengo, na derrota por 2 a 1 em Pituaçu, no último domingo, e teria que cumprir integralmente sua punição. Souza não poderia enfrentar Fluminense (19/7), Coritiba (22/7), Palmeiras (26/7) e Corinthians (29/7).

O departamento jurídico do clube entrou com pedido de efeito suspensivo, para que Souza siga jogando normalmente até que o recurso seja julgado no Pleno, e teve o pedido concedido.

Com isso, Souza está livre para atuar até que um novo julgamento aconteça na última instância. Sendo assim, caso a punição seja mantida, o atleta cumprirá ela integralmente após a sessão, que ainda não tem data marcada para acontecer.

Entenda o caso

Souza é acusado de, aos 20 minutos do primeiro tempo, ter dado uma cotovelada em Antônio Carlos. No gramado, o lance gerou um princípio de confusão, já que o jogador do Botafogo ficou indignado com o lance, mas o árbitro Raphael Claus mostrou apenas cartão amarelo aos dois jogadores, tentando acalmar os ânimos para o restante da partida.

Porém, a Procuradoria não deixou o lance passar em branco, e entendeu que, na verdade, Souza deveria ter sido expulso, e assim denunciou o jogador do Bahia com base no artigo 254-A (praticar agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em que a pena varia de quatro a 12 jogos de suspensão.

Após ser apresentada a prova de vídeo, no dia 17 de Julho, em sessão da Segunda Comissão Disciplinar do STJD, o advogado Paulo Rubens defendeu Souza e afirmou que o jogador já foi punido em campo pelo árbitro. “Ele levou cartão amarelo por conta da conduta naquele lance. A jogada é dura. O atleta da equipe adversária chega de forma contundente e ele se defendeu. E foi isso efetivamente que se viu. Não houve vontade de machucar o adversário”.

Com isso, o advogado pediu para que o artigo em que Souza foi incurso fosse desclassificado para o artigo 254 (praticar jogada violenta) do CBJD, que prevê suspensão de uma a seis partidas, pedindo para que o atacante fosse apenas advertido.

Mas não teve jeito, e apenas um dos cinco auditores absolveu o atleta, enquanto os demais votaram pela suspensão de quatro jogos.

Leia Também
Punido, Souza é o nono desfalque para Falcão

Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2012

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes