O triunfo de 4 a 0 sobre o Vasco, neste domingo, em pleno São Januário, levantou discussões sobre a última vez que isso aconteceu para o Tricolor e também para o adversário no Rio.
Logo no início da campanha do acesso do Esquadrão de Aço, em 25 de maio de 2010, pela quarta rodada daquela Série B, o Bahia aplicou um mesmo 4 a 0 fora de casa: só que em cima do Vila Nova, em Goiânia (dois de Rodrigo Gral, um de Ananias e outro de Vander).
Pela elite do futebol nacional, porém, tal situação já não ocorria desde nada menos que a primeira edição do torneio, em 1959 (há 53 temporadas), quando o Bahia se sagrou campeão ante o Santos de Pelé: 5 a 0 no CSA, em Alagoas, de acordo com o jornalista Elton Serra.
No certame de 1990, no dia 4 de outubro, o time derrotou o Fluminense marcando quatro gols, mas com “apenas” três de diferença: 4 a 1 dentro do estádio das Laranjeiras (também na “Cidade Maravilhosa”), com tentos de Charles, Gil Sergipano, Luiz Henrique e Naldinho.
E o Vasco? Bem, a última ocasião em que o clube carioca sofreu um revés por um placar tão elástico em seus domínios foi no dia 19 de novembro de 2000, tarde em que acabou goleado por 4 a 0 pelo São Paulo, pela 34ª rodada da Copa João Havelange, o Brasileirão da época. Fábio Simplício, duas vezes, Valkmar (contra) e Beto marcaram os gols daquela partida.
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2012
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.