Confira abaixo a nota da Assessoria de Imprensa do Bahia sobre a contratação do atacante Obina, que já estava em Salvador e já até falou como jogador do Bahia, provocando o rival.
O Esporte Clube Bahia acertou a contratação de um novo atacante para a temporada 2013. Trata-se do centroavante Obina, de 29 anos, que tem passagens vitoriosas por grandes clubes brasileiros, como Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras, sempre como ídolo e artilheiro.
Obina é baiano, natural de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica e iniciou sua carreira no Vitória-BA, no inicio dos anos 2000. Em 2003, foi emprestado ao Fluminense de Feira, marcando 02 gols no campeonato baiano e 01 contra o Fluminense-RJ, pela Copa do Brasil.
Mais experiente, voltou ao Vitória em 2004, para ser campeão baiano e vice-artilheiro da equipe com 05 gols marcados. Na Copa do Brasil deste mesmo ano, Obina marcou 05 gols e levou o Vitória até a semifinal da competição. Na Série A, marcou 18 gols e fechou a temporada com 28 gols marcados.
Em 2005, foi vendido ao Al-Ittihad, mas retornou rapidamente ao Brasil para defender o Flamengo e marcou 06 gols no Brasileiro. No ano seguinte, Obina começou a viver seus melhores momentos na Gávea, conquistando a Copa do Brasil, marcando 04 gols, um deles no primeiro jogo da final contra o Vasco e mais 11 gols na Série A. Nesta temporada, Obina marcou 15 gols.
Em 2007, disputou a Libertadores pelo Flamengo e já era tratado como “xodó” pela torcida rubro-negra. No campeonato carioca marcou 03 gols. Na semifinal da Taça Guanabara, contra o Vasco, Obina entrou em campo, fica dois segundos com a bola, fez o gol que garantiu a passagem do Flamengo às finais, mas acabou rompendo os ligamentos do joelho no lance. O Fla foi campeão naquele ano.
Muito dedicado, Obina surpreendeu e voltou aos campos em cinco meses e marcou 04 gols na Série A, ajudando sua equipe a conquistar a vaga na Libertadores, ficando em 3º lugar.
Em 2008, foi campeão carioca, marcando 07 gols, sendo 03 nos dois jogos finais. No mesmo ano, disputou sua segunda Libertadores e marcou 07 gols na Série A, com o Flamengo ficando em 5º lugar.
No ano seguinte, o seu último no Flamengo, foi tri campeão carioca e encerrou sua passagem pela Gávea com 182 jogos e 47 gols. No segundo semestre transferiu-se para o Palmeiras, marcando 12 gols em 28 jogos na Série A. Neste período no Parque Antartica, Obina trabalhou com o técnico Jorginho.
Em 2010, foi contratado pelo Atlético Mineiro marcou 27 gols em 39 jogos, sendo o artilheiro da temporada do Galo. No estadual, foi campeão e eleito o melhor atacante da competição.Na Copa do Brasil, marcou 05 gols no mesmo jogo, contra o Juventus.
No inicio de 2011, foi vendido ao Shandong Luneng, da China, marcou alguns gols e em 2012 decidiu retornar ao Brasil, para atuar novamente no Palmeiras. Em 26 jogos pelo Porco, marcou 03 gols.
No Esquadrão de Aço, Obina reencontrará alguns antigos companheiros de Flamengo. O goleiro Marcelo Lomba, os volantes Kléberson e Toró, o meia Zé Roberto e o atacante Souza atuaram e conquistaram títulos juntos.
Obina já realizou exames médicos e está treinando no Fazendão. Ele foi apresentado nesta quinta-feira. O novo atacante tricolor fez um treino físico no campo com o preparador Eduardo Fontes.
FICHA DO JOGADOR:
Nome: Manuel de Brito Filho
Data de nascimento: 31/01/1983
Local de nascimento: Vera Cruz-BA
Altura: 1,83m
Peso: 86kg
Clubes: Vitória-BA, Fluminense-BA, Al-Ittihad, Flamengo-RJ, Palmeiras-SP, Atlético-MG e Shandong Luneng- China.
Títulos: Campeonato Baiano(2004), Copa do Brasil(2006), Campeonato Carioca(2007,2008 e 2009) e Campeão Mineiro(2010).”
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.