A torcida tricolor acompanhou, neste domingo, mais um daqueles jogos emocionantes que fazem explodir um grito derradeiro de alívio próximo ao final dos 90 minutos. Em um triunfo sobre o Cruzeiro por 2 a 1, com direito a carimbada na faixa de campeão brasileiro na casa do adversário, a torcida soltou o grito do gol salvador de Anderson Talisca aos 44 minutos do segundo tempo. E esse gol significou várias coisas boas para o Esquadrão além dos simples 3 pontos no Campeonato Brasileiro.
Primeiro, e mais importante, os comandados de Cristóvão conseguiram livrar a equipe de vez de qualquer possibilidade de queda para a Série B em 2013. Com 48 pontos, o Bahia não pode mais ser alcançado pelo Vasco da Gama, que possui 44 pontos e é o primeiro time da “zona maldita”.
Além de se livrar da queda, o Tricolor garantiu com esses três pontos a melhor campanha pós-retorno à elite do futebol brasileiro. Em 2011, primeiro ano após o acesso, o Tricolor terminou com 46 pontos, e em 2012, com 47. Neste ano de 2013, ainda faltando uma rodada para terminar o campeonato, já possui um ponto a mais que a temporada anterior. No próximo jogo, na Fonte Nova, terá a chance até de terminar na parte de cima da tabela, dependendo de outros resultados, se vencer o Fluminense e completar 51 pontos finais.
Outro dado interessante é que com essa permanência na Série A, o Esquadrão se torna o único nordestino a não cair após o terceiro ano consecutivo na elite na era de pontos corridos. Mesmo tendo feito três campanhas modestas e na maior parte do tempo lutando para não cair, é um fato importante diante da grande dificuldade que é disputar um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Tanto que já é certo em um ano de Copa do Mundo, em 2014, um dos grandes do futebol carioca –Vasco ou Fluminense– disputando a Segundona.
De quebra, a torcida tricolor viu seu clube do coração vencer o Cruzeiro dentro do Mineirão pela primeira vez na sua história. Além desse feito, foi derrubado também o tabu de 19 anos sem triunfos sobre a Raposa em Brasileirões e 18 anos sem vencê-los em qualquer campeonato. O último triunfo em Brasileiros aconteceu em 94 –2 a 1 na Fonte Nova. Em 95, pela Copa do Brasil, também por 2 a 1, o clube azulino foi derrotado em Pituaçu.
Aliviado e com ares democráticos rondando o clube, o torcedor de aço agora sonha com um 2014 repleto de triunfos importantes, mas que almejem algo mais que simples fuga de rebaixamento ou melhores campanhas entre outras ruins. O desejo é ver o Bahia lutando por títulos estaduais, regionais e, principalmente, nacionais.
Leia Também
SÉRIE B NUNCA MAIS: Time vence e está livre
Assista aos gols que garantiram o Bahia na elite
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2013
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.