O ecbahia.com foi procurado pelo gerente comercial do Esquadrão, Roberto Mihalik, que apresentou números diferentes dos publicados pelo site footstats. Mihalik revelou que o clube vem desenvolvendo um trabalho minucioso sobre a arrecadação do clube que será divulgado em breve para toda a imprensa.
Um dos pontos já levantados por esse estudo é que o valor do ticket médio de Pituaçu era maior que o praticado atualmente na Fonte Nova. Para chegar a esses números, o gerente explicou que algumas diferenças entre Pituaçu e a Fonte Nova foram consideradas.
A primeira, é a inexistência de um espaço como Lounge Premium no Metropolitano. Outra distinção é que na Fonte não há a distribuição gratuita de ingressos através de ação comercial da Petrobras, como havia antes. Ainda foi considerada a queda no número de associados ao programa Torcedor Oficial do Bahia (TOB), de mais de 5.000 até 2012, para menos de 3.000, atualmente caminhando para zero.
Feitas essas considerações, o cálculo para os tickets médios das duas praças esportivas chegou aos seguintes números:
Pituaçu: R$ 29,60 (total de receita divido pelo público pagante, excluídos TOB e Petrobras).
Fonte Nova: R$ 25,56 (total de receita dividido pelo público pagante, excluído TOB).
Confirmados esses valores, o Bahia agora ficaria como o 9º ticket mais barato da competição. É importante destacar que, segundo notícias veiculadas à época da assinatura de contrato entre o clube e o consórcio que administra o estádio, o Bahia fica com 65% da arrecadação em jogos com menos de 50% de lotação. Passando disso, os ganhos podem chegar a 85% para o Tricolor, em caso de lotação máxima.
Outros números apresentados pelo gerente dizem respeito ao aumento da receita por jogo e ao maior controle nos ingressos de meia-entrada. Hoje, a média de público do Bahia é cerca de 10% maior que na época do Pituaço. A arrecadação, porém, teve um aumento de 21%, muito devido à redução drástica da venda de ingressos de meia. O controle exercido pela Arena Fonte Nova para impedir que torcedores entrem no estádio usando o benefício indevidamente fez com que a venda de ingressos de inteira subisse cerca de 1500%.
Leia Também
Acordo com a Fonte Nova é aprovado por unanimidade
Bahia aparece bem em ranking de torcida
MGF assina acordo e garante clube na Fonte em 2013
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.