O dia 9 de julho de 2013 pode ser considerado como um dos mais importantes da história do Bahia. Foi exatamente nesta data que a justiça decretou a intervenção que mudou os rumos do clube. Hoje, o Tricolor é um time transparente, que realiza eleições diretas para presidente e tem quase 30 mil sócios patrimoniais. Em outras palavras, o Bahia voltou a ser do povo.
Mas nada disso aconteceria se não fosse um importante torcedor e sócio chamado Jorge Maia. Ele foi o autor da ação que provou que a reeleição de Marcelo Guimarães desrespeitou o próprio estatuto do Esquadrão de Aço. Sendo assim, irregular.
Para comemorar o primeiro ano desse Bahia democrático, o ecbahia.com entrevistou o agora vice-presidente do Conselho Deliberativo do clube, Jorge Maia, que falou sobre a data, luta e até sobre time que está mal das pernas no Campeonato Brasileiro.
Confira:
ecbahia – O que esta data representa em sua vida?
Jorge Maia – Para mim, um dos dias mais alegres da minha vida. Lutei por 20 anos para ver o meu clube realmente livre do atraso, da prepotência e da incompetência. Foi quando começamos a sentir que a nossa Queda da Bastilha estava se tornando realidade.
ecbahia – Jorge, quando foi que você sentiu que a batalha estava sendo vencida pela democracia?
Jorge Maia – Exatamente quando acabou a intervenção e o juiz Albiani determinou o envio do relatório de Ratis e a auditoria. Anteriormente, a justiça tinha suspendido duas intervenções.
ecbahia – O que você enxergou de mudança neste um ano?
Jorge Maia – Muitas! Institucionais, administrativas, financeiras, patrimoniais…
ecbahia – Te agradaram?
Jorge Maia – Claro que agradaram. Mas, devido ao abandono e a incompetência que reinaram anteriormente, muita coisa tem que ser ajustada. Existem falhas que precisam e vão ser corrigidas. Agora o Bahia tem um CD(Conselho Deliberativo) que já fez 16 reuniões em 1 ano. Tem um CF(Conselho Fiscal) questionador e, portanto, está totalmente livre do “Amém eterno”.
ecbahia – Justamente sobre isso que iriamos falar. O conselho deliberativo, hoje, é muito atuante, não é mesmo?
Jorge Maia – O conselho é transparente, as atas são publicadas para o conhecimento de todos, bastante atuante e, principalmente, participativo. As reuniões do CD não demoram menos que 3 horas. Então estamos deixando um legado enorme para que no futuro “os novos donos” não queiram trazer aquele passado nefasto novamente.
O CD criou uma comissão para fazer um antiprojeto de reforma dos estatutos que será entregue aos candidatos para a eleição de dezembro para que não paire duvidas. A diretoria e o CD não vão fazer nenhuma reforma do estatuto em 2014, conforme acertado entre os candidatos na eleição passada, com o conhecimento de todos nós.
ecbahiaInteressante. Tem permissão para falar mais sobre isso?
Jorge Maia – Não posso falar nada ainda pois a comissão somente foi instalada na última segunda-feira, dia 7.
ecbahia – A próxima eleição do Bahia está se aproximando. Qual sua expectativa ?
Jorge Maia – Será um pleito democrático, seguindo a linha do presidente Schimdt, e com disputa.
ecbahia – E em relação ao Conselho, pretendem concorrer novamente?
Jorge Maia – Os membros do CD atual podem ser reeleitos para mais um mandato e tem que compor uma chapa. Então eu não posso dizer individualmente que quero concorrer. Pode ser que nenhum candidato na sua chapa ou se houver alguma chapa somente para o CD não queira meu nome. Eu dependo da lista para ver se algum candidato ou chapa independente quer meu nome. Eu não farei nenhuma chapa e nem meu grupo, a ABL, fará. Temos intenção de apoiar um candidato.
ecbahia – Pode revelar o nome?
Jorge Maia – Ainda não. Não existem candidatos disponíveis no momento. Apenas conversas.
ecbahia – Mudando de assunto. Está gostando do time em campo, Jorge ?
Jorge Maia – Com 18 pontos disputados e 2 ganhos obviamente que não. Mas temos uma explicação para esta queda absurda de produção.
ecbahia – Qual?
Jorge Maia – As contusões em mais de 9 atletas e a perda de 4 dos melhores jogadores, com certeza, causaram esta queda. Gostei das 3 úlltimas contratações e tenho informações que outra contratação está na bica para pingar. Vamos nos reabilitar e a intenção é de ficarmos entre os dez primeiros.
ecbahia – Esta contratação é do tão sonhado centroavante?
Jorge Maia – É.
ecbahia – Nome, nem pensar?
Jorge Maia – Não. Já existe especulação demais.
ecbahia – Para fechar, o que você achou da atitude dos jogadores ao cobrar o “bicho” à diretoria, já que os salários estão sendo pagos em dia?
Jorge Maia – Achei intempestiva e insensata.
ecbahia – Muito obrigado pela entrevista e o espaço do ecbahia.com está sempre aberto. Gostaria de falar mais alguma coisa para o torcedor?
Jorge Maia – Muito obrigado, sempre às ordens. Queria apenas conclamar o torcedor para ir ao estádio e, ao sócio que no momento esta inadimplente, e são muitos, voltem a pagar as mensalidades pois este dinheiro é de uma importância enorme para o clube e destinado, na sua totalidade, para o departamento de futebol.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.