Adversário do Bahia na primeira fase da Copa do Brasil 2015, o Nacional Futebol Clube, tradicional clube do futebol amazonense, vem fazendo uma excelente campanha no estadual deste ano. Atual campeão, o time tem 100% de aproveitamento nas seis partidas que disputou no Barezão 2015.
Apesar do desempenho, sua torcida não se empolga e pouco comparece aos jogos. No último sábado, enquanto o Bahia jogava diante de mais de 23mil torcedores contra o Campinense, o Naça derrotava o seu xará, o Nacional Borbense, diante de 173 pagantes.
A indiferença do torcedor nacionalino se deve em muito às más campanhas que o clube tem feito em outras competições. Recentemente, o Leão da Vila Municipal foi eliminado na segunda fase da Copa Verde ao perder por 4 a 1 para o Paysandu em Belém e empatar a partida de volta no Estádio da Colina. Ano passado, a queda, também na segunda fase, foi diante do Remo.
Em competições nacionais, a última boa campanha do centenário time azulino foi na Copa do Brasil de 2013, quando chegou às oitavas de final da competição e caiu para o Vasco. Antes, havia derrotado times tradicionais como Coritiba e Ponte Preta. Fora da elite do futebol brasileiro desde a década de 1980, os amazonenses penam na série D desde que ela foi inventada pela CBF em 2009.
DESTAQUES DO NACIONAL
Com elenco pouco conhecido até mesmo pelos amazonenses, o nacional tem seu principal destaque no banco de reservas. Treinador desde a década de 1970, Aderbal Lana trabalhou no Nacional pela primeira vez em 1985.
De lá para cá, já saiu e voltou ao clube meia dúzia de vezes. Ele foi o comandante da equipe na boa campanha da Copa do Brasil de 2013 mas, foi demitido após o fiasco na série D. Retornou no segundo semestre de 2014 como coordenador de futebol. No começo deste mês reassumiu o comando do time, após a goleada para o Paysandu.
Curiosamente, de 2008 até agora Lana praticamente só trabalhou em times amazonenses.
O outro destaque do time é o atacante Wanderley, artilheiro do Estadual com 7 gols. Cearense de Sobral, com 32 anos, Wanderley tem passagens por diversos times nordestinos. Ao chegar a Manaus no final de 2014, prometeu marcar 25 gols até o final da temporada. Que sua contagem seja interrompida na próxima quinta
Leia Também
Sócios ficam sem “meia” e torcida sofre na Fonte
Bahia já papou R$ 890 mil no Nordestão e pode mais
Copa do Nordeste: adversário da semifinal definido
Soares elogia equipe e cogita time misto na quinta
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.