“Ter coragem, força de vontade e determinação”, essas são as receitas para virar árbitro de futebol segundo o potiguar Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (29), juiz que apitará a guerra entre Bahia e Sport, domingo, às 16 horas, na Fonte Nova. A Nação já adquiriu mais de 35 mil ingressos.
Ainda jovem na arbitragem, Pablo Ramon é professor de educação física e começou no futebol como jogador de futebol. “Fui chamado por um amigo para fazer o curso de arbitragem e aceitei por amor ao esporte”, disse em entrevista ao programa Jogo Aberto em 2011.
Sport 0 x 0 Coruripe, em fevereiro deste ano, foi um dos confrontos apitados por Pablo. O jogo, na Ilha do Retiro, valeu pela 2ª rodada do Nordestão e não teve maiores problemas para o juiz.
No Rio Grande do Norte, Pablo já teve fama de “Rei do Cartão”. Em média tirada por blogs do Estado, em 2012 por exemplo, cedeu 11 cartões por jogo. Confira algumas partidas de Bahia e Sport que participou:
2013 – São Paulo 1 x 2 Bahia – Morumbi – Árbitro Assistente Adicional
2013 – Ponte Preta 0 x 0 Bahia – Moisés Lucarelli – Árbitro
2013 – Bahia 2 x 0 Náutico – Fonte Nova – Árbitro Assistente Adicional
2014 – Sport 2 x 1 Chapecoense – Ilha do Retiro – Árbitro
2015 – Sport 0 x 0 Coruripe – Ilha do Retiro – Árbitro
Auxiliarão Pablo, os potiguares Flávio Gomes Barroca e Vinícius Melo de Lima.
MARCELO LOMBA
Mas é por uma partida emblemática para o Esquadrão que ele pode ser lembrado: Ponte Preta x Bahia, em 2013. A história, que foi contada pelo ecbahia.com e pode ser lida aqui, teve como herói o goleiro Marcelo Lomba, hoje na Macaca, que defendeu duas penalidades no Moisés Lucarelli naquela oportunidades.
“Sem pulso firme para controlar os ânimos dos jogadores, o árbitro Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro foi o protagonista do primeiro tempo. O juiz e os bandeiras paralisaram lances em impedimentos inexistentes, demoraram a mostrar autoridade e, nos minutos finais, quase tiveram que expulsar Rildo e Marquinhos Gabriel por confusão”, disse matéria publicada pela Placar na época.
Leia Também
Torcida lança campanha para colorir a Fonte
SS esconde o jogo e não revela substituto de Real
Torcida quebra recorde no quarto dia de vendas
Elenco chega à Salvador com uma dúvida no meio
Na Força, Bahia iguala e traz decisão pra SSA
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.