é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

CBF dá mais poder aos clubes para esfriar “liga”

Notícia
Historico
Publicada em 9 de junho de 2015 às 11:13 por Da Redação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu em reunião com os clubes nesta segunda-feira (o Bahia não participou dessa reunião, apenas clubes da Série A) que as equipes poderão participar do processo de definição do calendário e do formato das competições presididas pela entidade. A mudança será efetuada na próxima quinta no estatuto da entidade mas só poderá ser efetivada provavelmente em 2017, para atender exigência do Estatuto do Torcedor. A atitude tem intenção de jogar um balde de água fria na mobilização para a criação de uma Liga independente da federação.

“É uma ideia que já vem de muito tempo, desde a eleição a algumas estão sendo aceleradas. É uma ideia para fortalecer o futebol brasileiro. A partir de quinta, com a reforma no estatuto, não haverá mais o poder do veto que a CBF tinha. Será uma decisão com todos os clubes juntos”, disse Walter Feldman, secretário-geral da CBF.

REUNIÃO PARALELA

No mesmo dia, a poucos quilômetros da sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, 12 clubes das Séries A e B se reuniram com a pauta da criação de uma liga de futebol. Além dos clubes, se fez presente também o zagueiro Paulo André representando o Bom Senso, a fim de dar sequência à discussão sobre um modo de se organizar em bloco.

Participaram do encontro representantes do Flamengo, Fluminense, São Paulo, Corinthians, Santos, Ponte Preta, Sport, Atlético-PR, Coritiba, Joinville, Bahia e Ceará. Os dois clubes cariocas e o São Paulo estão à frente do movimento.

A presença de Paulo André, do Bom Senso FC, causou protestos do presidente do Santos, Modesto Roma Junior, que se retirou da reunião. “Vim discutir com clubes e não aceito outros grupos ou entidades”, afirmou Modesto, que também enfatizou que defende há anos uma organização formal dos clubes e sinalizou que se daria por satisfeito se fosse fundada uma associação de clubes brasileiros.

Entre os líderes e simpatizantes do movimento há a percepção de que o atual momento de crise no comando do futebol brasileiro abre uma brecha para a criação da liga. “Para um começo de conversa, foi ótimo. Vamos ter novos encontros”, disse o presidente do Bahia, Marcelo Sant`Ana.

Leia Também
Bahia convidado para discutir criação de Liga

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes