Dois dias após o lançamento do novo plano de sócios do Esquadrão, o ecbahia.com conversou com o diretor de mercado do clube, Jorge Avancini para esclarecer algumas dúvidas que surgiram no seio da torcida e também a opinião do clube sobre algumas críticas que surgiram.
Perguntado se o novo plano enfrentou alguma resistência da administração da Arena Fonte Nova, Avancini deixou claro que o trabalho realizado na elaboração do novo programa buscou atender, acima de tudo, os interesses do Bahia. O escopo do projeto foi construído após o estudo de diversos planos de clubes brasileiros, como Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Internacional.
Antes mesmo de submeter o novo plano de sócios ao Conselho Deliberativo e à Assembleia Geral de Sócios, a equipe de Avancini teve que se deparar com algumas dificuldades herdadas de gestões anteriores. O banco de dados de sócios do Bahia estava nas mãos de uma empresa terceirizada que não o atualizava. A diretoria, após analisar dez sistemas de gestão e diversas possibilidades ( terceirizar novamente, dividir meio a meio etc), optou por assumir o banco de dados o que exigiu investimentos na aquisição de programas específicos para isso. Disse Avancini.
Foram necessários cerca de 4 meses para que então o plano fosse apresentado ao CD e posteriormente à AG. Vencidas essas etapas, o trabalho passou a ser feito junto à Arena. houve momentos em que a Arena causou resistência ao que era apresentado. A Arena não via o Bahia como um parceiro seu. Os antigos administradores viam o estádio como um lugar para eventos, fazer shows etc e o Bahia era apenas mais uma fonte de receita. Um exemplo dessa falta de sinergia entre clube e estádio estava na venda de ingressos. Cada um usava o seu próprio sistema e isso causava diversos transtornos para o torcedor.
MODALIDADES DO NOVO PLANO
Questionado sobre os valores apresentados para as diversas modalidades do novo plano de sócios, o Diretor de Mercado tricolor explicou que o propósito é contemplar os mais diversos perfis de torcedores, masculino, feminino, infantil, moradores da região de Salvador e os que moram mais afastados.
A respeito da ausência de um plano popular, Avancini respondeu com outra pergunta: mais popular que R$2,00 por dia, tendo acesso garantido a todos os jogos, com direito a voto e descontos na rede de vantagens?. Sobre o exemplo de outros clubes como Corinthians e São Paulo, que tem planos de até dez reais, o dirigente tricolor fez questão de destacar que esses planos na verdade são uma doação e não trazem nenhum benefício para o sócio.
O dirigente revelou uma curiosidade sobre o recadastramento: A maioria dos mais de 300 sócios que se dirigiram à Central de Atendimento ao Sócio (CAS) na última quarta migrou para o plano que inclui ingressos para os setores Leste e Norte da Arena, mais caros que o Super Norte, que tem preços populares.
Ele esclareceu ainda que o desconto no Norte (25% a 30%) e Supernorte (50%) para o Sócio Contribuinte foi estabelecido visando atender a parte mais carente do torcedor, uma vez que é o setor mais frequentado do estádio.
O diretor ainda falou sobre as queixas que ouviu nos últimos dias: É preciso um plano de longo prazo que trabalhe a conscientização do torcedor para que ele possa ajudar o clube. A maioria das queixas que tenho recebido não é de gente preocupada com o clube mas sim por achar que perdeu um benefício ou outro.
BAHIA DE HOJE MELHOR QUE O INTER DE ONTEM
Quando assumi um cargo de direção no Inter no ano 2000, a situação do clube era pior do que a que encontrei no Bahia neste ano. Tínhamos apenas 5mil sócios em dia naquela época. No ano anterior, o Inter havia escapado do rebaixamento no Brasileiro com um gol do Dunga. Em 2009, o Clube já tinha 100mil sócios adimplentes. Isso virou um case de sucesso e é por isso que fui chamado para trabalhar no Bahia. Disse Avancini.
METAS E DESEMPENHO EM CAMPO
Sobre as metas estabelecidas, ele afirma que o objetivo é levar o Bahia à disputa de uma Copa Libertadores mas, para isso é necessária a colaboração da torcida: não adianta o torcedor exigir Guardiola e Lewandowski no time se ele não colaborar. Senão a diretoria volta a se endividar e o trabalho que vem sendo feito será arruinado.
Atualmente com 7,5mil sócios em dia, o objetivo do presidente Marcelo Sant´Ana era alcançar 20mil no fim de dezembro. Avancini acha difícil alcançar esse número devido à proximidade do fim do ano.
ESCLARECENDO DÚVIDAS ARENA TRICOLOR
O ecbahia.com aproveitou para esclarecer algumas dúvidas que surgiram em nosso fórum com o dirigente tricolor: os sócios da modalidade Arena Tricolor têm os mesmos direitos do Sócio Contribuinte, podendo votar e ser votado, desde que obedeçam as exigências estatutárias. Quem aderir aos novos planos até o dia 22 de outubro terá descontos na mensalidade até dezembro de 2016, o que gera uma economia de mais de R$300,00 ao final do período.
FIM DA GESTAÇÃO
A partir da elaboração do plano, passando pela tramitação pelas esferas legais do clube (Comissão de Reforma, CD e AG) e a negociação com a Arena, foram consumidos 9 meses. Uma verdadeira gestação, cujo resultado já pode ser visto e analisado pelo torcedor tricolor. Clique aqui para maiores detalhes
Leia Também
Tricolor conhece adversários da Copa do Nordeste
Elenco faz trabalho leve após viagem até Sinop
Bassols apita o jogo entre Bahia e Luverdense
De volta, meia pensa apenas no triunfo sobre o LEC
Em PF, elenco faz último treino antes da viagem
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.