São vários os nomes que defendem que a plataforma de streaming Twitch estará presente no futuro do entretenimento. Na verdade, vivemos numa era onde a tecnologia se desenvolve a um ritmo alucinante e as plataformas de streaming têm vindo a acompanhar esse avanço, mostrando que continuam a ter o seu lugar.
Porque a Twitch tem tanto sucesso?
A Twitch é uma plataforma de “streaming” especializada em jogos, fundada em 2011 que permite a qualquer usuário enviar vídeos online. Atualmente, a plataforma permite que seus usuários criassem seus próprios canais e distribuíssem conteúdo próprio.
Com uma grande variedade de conteúdos diretamente relacionado ao que os usuários desejam transmitir à sua audiência em transmissões que podem variar de um minuto a oito horas.
Sempre que um canal de vídeos disponibiliza conteúdo com o qual o usuário se identifica, ele pode segui-lo e receber atualizações sobre sua atividade. Alguns canais se tornam verdadeiros sucessos mundiais, com milhões de usuários.
A Twitch é também uma plataforma online que transmite jogos e eventos ao vivo de grande interesse como jogos da NBA, futebol, esportes eletrônicos e todo o conteúdo que possa imaginar, sendo uma das que mais cresce no Brasil, com mais de 15 milhões de pessoas usando diariamente.
O sucesso desta plataforma demonstra a capacidade desta plataforma de servir como uma janela para a comunicação com a audiência, mas também demonstra que as marcas têm aqui um excelente canal de comunicação para aumentar os seus negócios, criando parcerias com os streamers. Isto é especialmente importante para setores de mercado como plataformas de casa de apostas que conseguem efetuar parcerias com streamers especializados em dar palpites de alguns jogos, como, por exemplo, palpites NBA, a principal competição de Basquete mundial.
Mas, não é apenas de esportes que a Twitch vive, na verdade, basta encontrar a pessoa certa para começar a conversar. Algumas pessoas acabam se tornando fãs de outros streamers porque eles oferecem o que elas gostam. Isso pode acontecer em diferentes áreas de mercado.
A base passa sempre pelos streamers
São os streamers que conseguem que a plataforma tenha sucesso, porque estes oferecem aquilo que os usuários procuram. Isto se torna claro quando os streamers mais populares conseguem monetizar os seus canais através de doações dos usuários, ou de parcerias com marcas que vêm aqui uma oportunidade de divulgar os seus produtos, ou serviços.
Esta monetização pode também ocorrer sob forma de subscrição, tal como acontece em outras plataformas de streaming como a Amazon Prime, ou a Netflix. Mas, atenção, este sucesso não ocorre da noite para o dia e não basta fazer transmissões para de repente você virar um sucesso nacional. É preciso trabalhar para construir uma audiência fiel e isso passa por trazer frequentemente conteúdos interessantes, que vão de encontro ao que a sua audiência procura e ter também uma estratégia de negócio a médio prazo.
Esta relação com a audiência extrapola muitas vezes a plataforma e passa para outras redes sociais e, dependendo do nicho de atuação pode envolver presenças em eventos temáticos, dar a cara em publicidades e por aí vai.
Por isso, ainda que o sucesso da plataforma seja um facto e seja em muito devido aos streamers, existe trabalho por detrás de todo o sucesso.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.