Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Desde que Roger Machado assumiu uma formação tática com três volantes, o Bahia vive seu melhor momento defensivo da temporada. Em todos os jogos que atuou neste sistema, o time tricolor não sofreu gol.
O esquema tático de 4-3-3, com três volantes, foi montado a partir do jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão. Um mês depois, o Esquadrão jogou seis partidas e só sofreu gol em uma oportunidade – quando voltou ao 4-2-3-1.
No triunfo por 3 a 2 sobre o Fluminense, Roger Machado apostou no retorno de Ramires ao time titular, deixando Elton entre os reservas.
Com a trinca de volantes titulares, formada por Gregore, Douglas e Elton, já são cinco jogos e nenhuma vez a rede tricolor foi balançada.
Montada para parar de sofrer derrotas longe de Salvador, a formação tática já rendeu dois pontos para o Bahia, como visitante, no Brasileirão, em empates sem gols com São Paulo e Ceará.
Vale citar também que o time não passou apenas por uma mudança no sistema de jogo, mas também no posicionamento defensivo e na postura dentro de campo. O resultado é mostrado nas seis partidas de invencibilidade.
Jogos do Bahia desde a estreia do esquema com três volantes:
Ceará 0x0 Bahia
Bahia 1×0 Grêmio
Bahia 1×0 São Paulo
Bahia 3×2 Fluminense (dois volantes)
São Paulo 0x1 Bahia
São Paulo 0x0 Bahia
Próximo jogo
Para a partida do meio de semana, contra o Internacional, a escalação inicial será obrigatoriamente modificada por Roger Machado, por conta da suspensão do volante Gregore.
Diante do Inter, a expectativa é de que Flávio seja escalado entre os titulares, mantendo a formação com três meio-campistas defensivos.
O Tricolor encara o Colorado na quarta-feira (12), no Beira-Rio.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.