Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Pela terceira vez em dez dias, o Bahia encarou o São Paulo e levou a melhor novamente. Após empate e triunfo nos dois jogos disputados no Morumbi, o Tricolor de Aço fez 1 a 0 na equipe são-paulina, em plena Fonte Nova, e avançou para as quartas de finais da Copa do Brasil.
Após o triunfo conquistado na partida de volta das oitavas de finais, o técnico Roger Machado destacou o comportamento tático do Bahia como principal fator para mais um resultado positivo conquistado na temporada.
“Acho que tivemos um comportamento tático robusto, consistente. Da forma como a gente estruturou o time nas últimas rodadas, tem sido muito difícil fazer gol na gente, entrar em nossa defesa. E está dando oportunidade em sair em velocidade no contra-ataque. O São Paulo valorizou muito a nossa classificação porque foi um time, pela sua qualidade técnica, os atletas tiveram que se manter concentrado nos 90 minutos. A palavra que posso usar, que mais define o sentimento da classificação é orgulho. Foi o que falei para os atletas. Tenho certeza que nossa torcida sabe. De uma equipe unida, humilde, com uma estratégia boa, cumprida, conseguiu essa bela classificação para a próxima fase”, avaliou o técnico tricolor.
Formação tática fortalecida
Após uma sequência positiva com três volantes, o técnico Roger Machado admite que vai utilizar esta formação em mais partidas daqui em diante.
“Não tenha dúvida (quanto à possibilidade de seguir jogando com três volantes). Sistema está bastante fortalecido. Gostaria de propor uma reflexão para quem trabalha com o futebol para se desapegar um pouco da posição. A gente tem que entender que existe posição, característica e função. E não só pela função dos três volantes. O sistema proporciona que você consiga fazer as coberturas adequadas quando o adversário caminha para dentro de seu campo. Cada sistema tem as suas fortalezas e fragilidades. Esse sistema, com tripé de meio-campo, que permite ter dois jogadores leves à frente pelas beiradas, que nos dá a possibilidade de roubar a bola e contra-atacar em velocidade. A gente está acostumado a ver no meio jogadores hábeis. Você deixa de jogar pelo centro e passa a jogar pelas beiradas. É um modelo que me agrada bastante. Times importantes pelo mundo jogam dessa forma”, disse.
Sequência na Copa do Brasil
“A gente percebe, com essa classificação, que nosso sonho de conquista continua aceso. A vitória e a classificação, da forma como ocorreu, com dois resultados de vitória contra o São Paulo, tem um valor. A gente tem que manter os pés no chão, a humildade. Agora é o momento que inconscientemente, pelos afagos e pelos elogios, a gente não pode abdicar de fazer o que nos trouxe até aqui nesse momento. Quando se entende que cada peça do processo é responsável pelo todo, aí começa a andar para trás. Essa vitória, da forma como ocorreu, nos deixa muito orgulhoso e confiante pelo que vem a seguir”.
Sistema de jogo varia de acordo com o adversário
“Acho que são as duas coisas. Tu trabalhas com a implementação de seus conceitos e em cima das características dos adversários. Para cada jogo tu procura uma estratégia onde neutraliza as principais virtudes dos adversários e procura explorar as fragilidades. A gente sabe que uma equipe precisa de uma construção continuada. Eu não sei até onde essa equipe pode evoluir. O que ela evoluiu até agora, indica que pode evoluir mais”.
Elogios à torcida
“Força do nosso torcedor, que hoje nos recebeu de forma calorosa. O incentivo durante o jogo inteiro, quando o São Paulo estava melhor, o nosso torcedor se manifestou a nosso favor. Toda torcida adversária que joga junto com o time é 12º jogador. O Bahia sempre foi forte dento de casa. A gente só está dando continuidade e espera que continue assim”.
Descanso após triunfar na batalha
“Descansar. Amanhã, eu pedi compreensão dos atletas, mas vou concentrar dois dias antes. Preciso deles se alimentando bem e descansando. Depois a gente vai ter dez dias de recesso e ele vão poder descansar com a família. Infelizmente, em função do calendário, precisa fazer isso. Artur estava com câimbras nas duas panturrilhas, não conseguia nem ficar em pé. Sempre falo do calendário. No dia que o futebol brasileiro acertar o calendário, todas as outras funções vão se resolver na esteira”.
O Bahia já se reapresenta nesta quinta (30) para iniciar a preparação visando o compromisso de sábado (1º), contra o Grêmio, pelo Brasileirão.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.