Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia
Maior campeão da história do Campeonato Baiano, o Bahia vai decidir a edição de 2017 da competição estadual neste domingo, na casa do rival Vitória.
Para conquistar sua 47ª taça de campeão estadual e fazer a festa no Barradão, o Esquadrão de Aço precisa vencer o rival rubro-negro neste domingo, já que está em desvantagem por conta do empate em 1 a 1 da partida de ida, na Fonte Nova.
Duas dúvidas segue no ar quanto à escalação titular. Régis e Renê Júnior saíram machucados no jogo da última quarta-feira e não treinou nos dois dias seguintes. Os jogadores foram relacionados, mas há incerteza quanto à presença de ambos em campo.
Para o técnico Guto Ferreira, o segredo para levar a melhor sobre o rival – mais uma vez na temporada – é manter respeito pelo adversário, mas atuando de maneira incisiva, buscando dominar o time adversário.
“Tem que jogar bom futebol, com bastante respeito pela equipe adversária. Acho que respeito que a gente vem tendo. Procurar ser uma equipe como a gente vem sendo, aguerrida, corajosa, com poder de marcação, mas também incisiva no aspecto ofensivo”, comentou o treinador.
ADVERSÁRIO
Com 18 títulos estaduais a menos que o Tricolor, o Vitória vai para a partida ainda sem um técnico efetivo. Desta forma, o interino Wesley Carvalho comandará o time mais uma vez. Os desfalques são os machucados Kieza e Fred, além do expulso Uillian Correia. André Lima ainda é dúvida para o jogo. A torcida adversária esgotou os ingressos.
RETROSPECTO EM FINAIS MOSTRA EQUILÍBRIO
Ao todo, Bahia e Vitória já decidiram 23 finais de Campeonatos Baiano em confrontos diretos. E o equilíbrio é mostrado nos números. São 12 títulos para cada um, sendo que em 1999 o troféu foi dividido para os dois. Ou seja, quem se sagrar campeão neste domingo, necessariamente ficará com vantagem sobre o rival.
TABUS EXISTEM PARA SEREM QUEBRADOS
Para se sagrar campeão baiano de 2017, o Tricolor precisará quebrar alguns tabus e retrospectos desfavoráveis. Um deles é voltar a vencer no Barradão, o que não acontece desde maio de 2011.
O último triunfo tricolor sobre o rival, em Canabrava, aconteceu na final do Baiano de 2011. Marcone (duas vezes) e Souza marcaram para o Esquadrão. Após isto, foram sete Ba-Vis neste estádio, com o Vitória vencendo quatro e empatando três.
Conquistar títulos títulos no Barradão não é algo comum para o Bahia. Apenas duas vezes isto aconteceu. Em 1998, o Tricolor conquistou seu único Baianão na casa do rival. Já em 2002, levantou a taça da Copa do Nordeste diante no “campo inimigo”.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X BAHIA
Campeonato Baiano – Final – Jogo de volta
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 07/05/2017, às 16h
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA), auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Jucimar dos Santos Dias (BA)
Vitória: Fernando Miguel; Patric, Alan Costa, Kanu e Geferson; Willian Farias, Bruno Ramires, Cleiton Xavier e Euller; David e André Lima (Paulinho). Técnico: Wesley Carvalho.
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Pablo Armero; Edson, Juninho (Renê Júnior) e Régis (Gustavo); Allione, Zé Rafael e Edigar Junio. Técnico: Guto Ferreira.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.