A excursão do Bahia pelo Estados Unidos, marcada para o dia 27 de fevereiro, para enfrentar o Orlando City, time do brasileiro Kaká, está dando uma dor de cabeça daquelas para a diretoria Tricolor. A pedido do clube, o jogo contra o Galícia, pelo Campeonato Baiano, que seria no dia 28, próximo a data do amistoso internacional, foi adiado para o dia 9 de março. No entanto, a CBF, recusou a mudança no calendário da Copa do Nordeste e a partida contra a Juazeirense, também será realizada no dia 9 de março e não dia 16 como solicitou o Tricolor.
De acordo com a nota emitida pelo Bahia, a Confederação Brasileira de Fuebol “após conversas com as emissoras detentoras dos direitos de transmissão das competições envolvidas, que citaram situações de conflito contratual, além de abrir um precedente indesejável, com eventuais pedidos similares no futuro, ficamos impossibilitados de efetuar alteração de data.”
Ainda na nota o Bahia rebateu a entidade dizendo que tem, por escrito, a autorização da TV Esporte Interativo, detentora dos direitos da Copa do Nordeste, aceitando mudar a data da partida contra a Juazeirense.
“Ocorre, porém, que o Bahia tem formalizado, através de e-mail, autorização do Esporte Interativo, detentor original dos direitos da Copa do Nordeste, para a remarcação da partida. A emissora também concedeu autorização à TV Bahia/Globo para exibir o jogo no dia 16 de março, através de comunicação à Globo e à CBF”, disse a nota.
Até o momento, os jogos contra o Galícia, às 16h, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano, e contra a Juazeirense, às 20h45, no Adauto Moraes, pela Copa do Nordeste, ambos no dia 9 de março,estão mantidos. Quem não gostou nada disso foi o treinador Doriva.
“Eu ainda não estou sabendo dessa nova notícia, não. Me pegou de surpresa. Eu não sei. Acho que a diretoria deve tomar alguma providência para que não aconteça isso. Não sei o que vai acontecer, mas acho difícil jogar dois jogos no mesmo dia”, disse ao desembarcar em Salvador.
CONFIRA A NOTA COMPLETA EMITIDA ATRAVÉS DO SITE OFICIAL DO BAHIA:
O Esporte Clube Bahia agradece à Federação Bahiana de Futebol (FBF) por entender a importância ao clube e ao futebol local da realização do amistoso contra o Orlando City SC, na Flórida, EUA, no dia 27 de fevereiro. Devido a este compromisso internacional, a FBF remarcou a data da partida contra o Galícia, válida pela 4ª rodada do Campeonato Baiano, para o dia 9 de março. O Galícia aceitou a mudança.
No mesmo 9 de março, o Bahia tem marcada uma partida contra a Juazeirense, válida pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Em função disso, o Clube solicitou à CBF que remarcasse o encontro para o dia 16 de março – não há qualquer partida marcada nesta data, que é uma das cinco datas reservadas pela CBF para jogos pela 1ª fase da Copa do Brasil, disputada em duas datas (ida e volta), com o visitante eliminando a segunda partida em caso de triunfo por dois gols de diferença.
A CBF, no entanto, argumenta que: “após conversas com as emissoras detentoras dos direitos de transmissão das competições envolvidas, que citaram situações de conflito contratual, além de abrir um precedente indesejável, com eventuais pedidos similares no futuro, ficamos impossibilitados de efetuar alteração de data.”
Ocorre, porém, que o Bahia tem formalizado, através de e-mail, autorização do Esporte Interativo, detentor original dos direitos da Copa do Nordeste, para a remarcação da partida. A emissora também concedeu autorização à TV Bahia/Globo para exibir o jogo no dia 16 de março, através de comunicação à Globo e à CBF.
O Bahia ainda concedeu autorização à TV Bahia/Globo para que, no dia 9 de março, exibisse para todo o Estado a partida contra o Galícia, na Fonte Nova, vazando inclusive para a própria praça (por liberalidade, afinal não consta em contrato). O Clube, assim, garante respeitar todos os diretos de transmissão das duas emissoras de TV. Ano passado, inclusive, durante as semifinais do Campeonato Baiano, também por liberalidade e formalizado em documentos a partir de pedido da própria TV Bahia/Globo, o Bahia autorizou a emissora a exibir para todo o Estado (Salvador incluído) a partida válida pela semifinal contra a Juazeirense. Atitude em respeito à parceria entre as instituições.
A CBF cita “precedente indesejável”, porém já aceitou, no final de janeiro, a realização da Copa Sul-Minas-Rio (Primeira Liga), uma competição com 12 equipes, segundo a CBF, amistosa e fora do calendário de competições, o que iria de encontro ao artigo 23 do Regulamento Geral de Competições.
O Bahia confia que a CBF deseja o melhor para o futebol brasileiro – e não apenas para determinada região – e acredita que, assim como a FBF, a entidade agirá com bom senso.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.