Hélio Júnior, Patrick e João Vitor (Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia)
Desfalcado por conta de Covid-19 e lesões recentes no elenco, a comissão técnica profissional promoveu três jogadores que atuam pela equipe sub-20 para o grupo principal, inicialmente para os próximos jogos.
Dos jogadores promovidos para o elenco principal, dois deles são considerados como titulares absolutos do time sub-20 e um foi recentemente promovido da equipe sub-17. Aqui, contaremos um pouco de cada um deles.
Os três jogadores integrados aos treinamentos com o time principal podem jogar pelo Bahia na Série A e também estão inscritos na Copa Sul-americana.
- Hélio Júnior
Hélio foi promovido ao time principal por conta das ausências de Juninho Capixaba e de Zeca, ambos por Covid-19, além da lesão sofrida por Matheus Bahia.
Lateral-esquerdo de origem, Hélio demonstrou qualidade com a bola nos pés no início do Brasileirão sub-20 e passou a ser escalado como meio-campista pelo técnico Eduardo Guagdanucci.
Em 2020, ele acumula 19 partidas disputadas e três gols marcados pela equipe de juniores do Bahia.
Atualmente com 20 anos, Hélio foi revelado nas categorias de base do Atlético Mineiro e chegou a atuar em seleções de base quando defendia o Galo.
Em 2019, ele havia deixado o clube mineiro para tentar carreira no futebol português e acertou com o Portimonense, onde disputou dois jogos pelo time sub-23. Chegou ao Bahia após a Copinha de 2020 e logo se firmou.
- Patrick de Lucca
Já Patrick tem 20 anos e, assim como Hélio, está no último ano de base. Ele chegou ao Bahia pouco antes do início do Brasileirão sub-20 e rapidamente se firmou como titular.
Patrick é zagueiro de origem, mas também tem demonstrado ser polivalente na equipe sub-20 tricolor, atuando como titular na posição de primeiro volante.
Por ter capacidade de atuar tanto como zagueiro, mas também como volante, ele foi promovido ao elenco profissional para compor o setor defensivo – desfalcado nos dois setores.
O atleta foi revelado nas categorias de base do Palmeiras. Ele também tem 19 jogos e três gols na base do Bahia em 2020.
- João Vitor
Já o meia-atacante João Vitor é o mais novo de todos. Completou 17 anos em 2020 e chegou ao Bahia inicialmente atuando pela categoria sub-17, mas rapidamente subiu para o grupo sub-20.
Apesar de ser o mais jovem, ele é o único com experiência profissional neste ano. Ele chegou ao Bahia no mês de outubro, após ter atuado em dois jogos pelo Juventus de Jaraguá, na primeira divisão do Campeonato Catarinense.
Ainda com idade de sub-17, João passou pela base de clubes como Athletico Paranaense, Brusque, Avaí e Joinville.
Mesmo com pouca idade, ele é bem visto internamente no Bahia e, por isso, foi inscrito na Sul-americana logo que chegou ao clube.
Ele disputou seis jogos e marcou um gol pelo Bahia no Brasileirão sub-17 e atuou três vezes pelo time sub-20.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.