O acerto entre Mano Menezes e o Bahia aconteceu de maneira rápida durante uma semana, e foi uma surpresa para grande parte dos torcedores. Antigo comandante da Seleção Brasileira, o treinador sempre foi acostumado a comandar elencos caros, e clubes com capacidade de contratações milionárias. Entretanto, ele vai precisar se reinventar no comando do Tricolor para fazer um bom trabalho e, quem sabe, sonhar com uma segunda chance como líder do Brasil no futuro.
Após ficar quase 10 meses sem comandar nenhum clube, Mano Menezes assinou um contrato até o final de 2021 com a diretoria baiana. A ideia é que ele comande o elenco até o final desta temporada, e também seja responsável pela formação do elenco para a disputa dos títulos no ano que vem. Foi uma negociação ousada por parte do Tricolor de Aço, que após não conseguir bons resultados com Roger Machado mostra confiança em um nome com histórico vencedor no futebol brasileiro.
Segundo reportagem produzida pelo portal Globoesporte, a negociação entre as duas partes não foi fácil. O Corinthians tinha interesse na contratação de Mano Menezes, mas o Bahia mostrou um planejamento que parece ter agradado o treinador de 58 anos. Para ter uma ideia, ele aceitou receber metade do salário que tinha em 2019 no Palmeiras. Ou seja, o salário a ser pago pela diretoria é de pouco mais que R$ 200 mil mensais, um valor próximo do que Roger Machado recebia antes de ser demitido.
A última experiência de Mano Menezes no Palmeiras foi de altos e baixos. Apesar do aproveitamento de 63%, com 11 vitórias em 20 partidas disputadas, o treinador sofreu fortes críticas dos torcedores paulistas e foi incapaz de disputar o título do Brasileirão contra o Flamengo. A derrota por 2 a 1 para a equipe carioca, em pleno Allianz Parque, foi a gota d’água para a diretoria alviverde.
Recomeço para todos
O objetivo do Bahia com o novo treinador é arrumar o sistema defensivo dentro de campo. Até o empate por 2 a 2 com o Internacional, no último jogo comandado pelo interino Cláudio Mendes Prates, a equipe havia sofrido 12 gols em sete jogos. Isso faz com que a defesa tricolor fique entre as quatro piores do Campeonato Brasileiro. Além disso, a ideia é que a equipe consiga encerrar a sequência de partidas sem vitórias no torneio.
Para Mano Menezes, a oportunidade é de um recomeço dentro do futebol nacional. Desde que deixou a Seleção Brasileira em 2012, o comandante não consegue um trabalho constante. Após a passagem por clubes com grande poder de compra, como Corinthians, Cruzeiro e Flamengo, o veterano treinador aceitou um desafio diferente com o Bahia. Uma alternativa que pode renascer a chance de comandar a amarelinha novamente.
Faltando apenas dois anos para o Mundial no Catar, Tite tem ficado sob forte pressão no comando da Seleção Brasileira. Mesmo com alguns resultados ruins no final de 2019, a equipe continua sendo a maior favorita para a próxima Copa do Mundo. Segundo as ods da casa de apostas online Betway, no dia 10 de setembro, o Brasil aparecia como principal candidato ao título mundial com 14,3% de chances, deixando Espanha e França correndo por fora. O desafio de Tite é não repetir os erros de 2018, quando a equipe entrou como favorita e caiu nas quartas de final.
Isso significa que o futuro de Tite na Seleção é uma incógnita, principalmente se os resultados nas Eliminatórias não forem positivos logo de cara. Assim como a Confederação Brasileira de Futebol já fez anteriormente, não seria nenhuma surpresa a demissão de Tite e a aposta em um treinador com experiência no comando do Brasil. Mano Menezes seria o nome perfeito, principalmente se ele fizer um bom trabalho no Bahia.
Busca por títulos
As passagens de Mano Menezes pelos clubes quase sempre resultou em títulos, como mostram os números dele nos últimos anos. Assim, a confiança do treinador do Bahia é que isso também aconteça por aqui. Apesar das chances no Brasileirão serem baixas, o Tricolor de Aço ainda está vivo na Copa Sul-Americana. Além disso, a contratação dele é pensada em longo prazo, o que significa chances ainda maiores em 2021.
O Bahia apostou alto com o novo treinador, e parece ter tomado a decisão correta. A mesma coisa serve para Mano Menezes, que tem um desafio diferente em mãos. Os dois lados vão precisar de paciência, confiança e, principalmente, um bom futebol demonstrado dentro de campo. Os torcedores vão apoiar esperando que o final desta temporada seja tão bom, ou até melhor, do que no ano passado.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.