Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Após oito meses, o time sub-20 do Bahia voltará a entrar em campo de maneira oficial. Na quarta-feira (23), a equipe tricolor fará sua estreia na edição de 2020 do Campeonato Brasileiro da categoria.
O primeiro desafio do Esquadrãozinho no Brasileirão de 2020 será contra o Fluminense, às 15h de quarta-feira, no CT das Laranjeiras. O jogo terá transmissão pela CBF TV.
Sem atuar desde a eliminação na Copa São Paulo, no dia 11 de janeiro, o time sub-20 do Esquadrão contou com troca no comando técnico no retorno pós-paralisação.
Carlos Amadeu, que havia assumido o time justamente após o fiasco na Copinha, deixou o clube sem nem sequer fazer sua estreia – por ter acertado transferência ao futebol árabe. Eduardo Guagdanucci, que era treinador da equipe sub-15, foi promovido ao sub-20.
Para a disputa do Brasileirão de juniores, o Bahia conta com o elenco que disputou a Copinha e mais alguns reforços trazidos para reforçar a base.
Já atuaram pelo profissional
No grupo, há jogadores que já atuaram pelo time profissional em 2020 e inclusive com gol. É o caso do meia Jeferson Douglas, que balançou as redes no Campeonato Baiano.
Os atacantes Edílson Júnior e João Paulo também entraram em campo pelo Baianão e fazem parte do elenco de juniores. Douglas Borel é constantemente promovido ao time principal.
Treinaram com o time profissional em 2020
Já os goleiros Fabrício e Gabriel treinaram com o time profissional, mas não chegaram a jogar.
Assim como Thiago Andrade, considerado como o principal destaque da equipe sub-20 do Bahia. Ele havia sido promovido ao elenco principal, mas uma lesão o impediu de atuar no Estadual.
Reforços para a base
Ao ir no mercado para reforçar o elenco sub-20, o Bahia buscou prioritariamente jogadores para o setor defensivo.
Os zagueiros Kauan Sérgio, Patrick de Lucca e Pedro Borges vieram do Palmeiras e reforçam o Bahia na base. Os dois últimos, inclusive, disputam a titularidade.
O goleiro Vinícius, ex-Cruzeiro; o lateral-esquerdo Thales Machado, ex-Grêmio; e o meia Beto, emprestado pelo América de Natal, também são reforços.
Reforço contratado no começo da temporada, mas ainda sem atuar, Hélio Júnior será o titular da lateral-esquerda.
Destaques na Copa São Paulo
Apesar da campanha ruim na Copinha de 2020, o Bahia contou com alguns jogadores de destaque no torneio. O principal deles foi o atacante Thiago Andrade, seguido pelo meia Luiz Felipe e pelo goleiro Fabrício.
Possível time titular:
- Fabrício; André, Vinícius Barcellos, Patrick de Lucca e Hélio Júnior; Pará, Josué e Luiz Felipe; Daniel, Thiago Andrade e Marcelo Ryan.
Outros atletas do sub-20: Gabriel, Douglas Borel (atualmente no profissional), Patrick Verón, Pedro Borges, Enck, Rodrigo, Caio, Lucimário, Jeferson Douglas, Edílson Júnior, Lucas Aruba, Beto e Fernando.
Formato do Campeonato Brasileiro sub-20
Na edição de 2019 do Campeonato Brasileiro sub-20, o Bahia terminou a competição em 12º colocado, com 23 pontos ganhos.
O formato da competição é pontos corridos, com jogos apenas de ida, seguido por mata-mata.
O Brasileirão de juniores é disputado por 20 clubes, com 19 jogos para cada um na primeira fase.
Os oito melhores colocados avançam para a fase de quartas de final. Em seguida, semifinal e final.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.