Na Internet, quinta-feira é considerada como o dia tradicional de recordar boas memórias. Com isso, o ecbahia.com aproveita para relembrar mais um histórico triunfo conquistado pelo Esquadrão de Aço.
Em 1981, o Bahia enfrentou o Santa Cruz e goleou por 5 a 0. Nesse jogo, não só o resultado merece destaque, mas sim a forma como foi conquistado.
No dia 05 de abril daquele ano, o Bahia recebia a visita do Santa Cruz, na Fonte Nova, para disputar o último jogo da segunda fase do Campeonato Brasileiro.
Para se classificar às oitavas de finais do Brasileirão, o Bahia precisava justamente vencer o Santa Cruz por pelo menos 5 a 0. Nenhum triunfo por menos do que isso daria a classificação. E assim foi feito.
Na ocasião, o folclórico atacante Dadá Maravilha havia afirmado que era mais fácil o torcedor tricolor ganhar na quina do que o Santa Cruz perder por 5 gols de diferença.
O jogo
Com a bola rolando, o Bahia abriu o placar logo com quatro minutos de jogo. Gílson Gênio foi quem colocou o Esquadrão em vantagem e também quem marcou o segundo gol tricolor na partida, aos 13 minutos.
Ainda na primeira etapa, Dirceu também deixou sua marca, com gol aos 43 minutos, e elevou a confiança da nação tricolor na Fonte Nova.
No segundo tempo, o Santa Cruz voltou para a partida ainda mais recuado e o Bahia aproveitou para encurralá-lo. Em um dia inspirado, Gílson Gênio fez jogada pela esquerda e cruzou para Toninho Taino marcar o quarto gol, aos 22 minutos.
Com o passar do tempo, o nervosismo tomou conta dos dois times. Mas o Bahia se manteve no ataque até o fim. O quinto gol foi marcado apenas aos 40 minutos, novamente por Toninho Taino. 5×0 para o Bahia e a classificação garantida.
Com o triunfo conquistado, o Bahia avançou para as oitavas de finais do Brasileirão e eliminou o Santa Cruz, que havia vencido o Tricolor por 4 a 0 na primeira rodada da fase de grupos.
05/04/1981 – BAHIA 5 X 0 SANTA CRUZ
Local: Fonte Nova
Público: 28.378 torcedores
Bahia: Renato Edinho, Zé Augusto, Edson Soares e Ricardo Longh Washington Luiz, Emo e Léo Oliveira Toninho Taino, Dirceu Catimba e Gilson Gênio. Tec. Aimoré Moreira
Bahia no Campeonato Brasileiro de 1981
Nas oitavas de finais, o Bahia acabou por ser eliminado para o histórico Flamengo, de Zico, Tita, Júnior, Adílio, Nunes e companhia.
Depois de um empate por 0 a 0 na partida de ida das oitavas, o Bahia foi desclassificado com uma derrota por 2 a 0, no Maracanã, com dois gols marcados por Nunes.
Apesar da eliminação na fase seguinte, a goleada sobre o Santa Cruz entrou para a história do clube como um dos jogos mais emocionantes.
Os gols da partida:
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.