A década de 70 foi marcada por grandes times, heptacampeonato estadual e alguns dos maiores ídolos da história do Bahia. Há exatamente 42 anos, o Esquadrão atropelava o Santos em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
No dia 04 de junho de 1978, o Esquadrão de Aço ostentava um trio de ataque formado por Douglas, Jésum e Beijoca. Como volante, o time tricolor ainda contava com o “onipresente” Baiaco.
Na Fonte Nova, o Bahia bateu facilmente o Santos com o placar de 3 a 0, em jogo válido pela segunda fase do Campeonato Brasileiro daquele ano.
As atuações de destaque ficaram para Beijoca, que marcou dois gols na partida e Douglas, autor de um gol e de passes que resultaram em bolas nas redes. Baiaco também brilhou em sua função e até aparecendo no ataque, participando da jogada que resultaria em pênalti.
O time tricolor da ocasião foi formado por: Luiz Antônio; Toninho, Zé Augusto, Ademílton e Ricardo Longui; Baiaco, Altimar e Washington; Douglas, Jésum e Beijoca. Técnico: Zezé Moreira.
Relembre os gols da partida:
Campeonato Brasileiro de 1978
O Bahia disputou a competição na parte de cima da classificação ao longo de todo o campeonato. Foi o terceiro colocado na fase de grupos da 1ª e 2ª fases. Já na 3ª fase, o Tricolor de Aço dominou o grupo e se classificou como líder.
A desclassificação aconteceu na fase de quartas de finais, com eliminação sofrida para o Palmeiras – que chegaria até a final e seria derrotado pelo Guarani na ocasião.
Na pontuação geral, o Bahia ficou em sétimo lugar.
O destaque ficou para o atacante Jésum, eleito pela Revista Placar para compor o melhor trio de ataque da competição, no prêmio Bola de Prata.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.