Fonte: AP Photo / Ricardo Mazalan
A paralisação do futebol internacional por conta do coronavírus pode estar apenas no começo. Em um cenário ideal, a Organização Mundial de Saúde (OMS), vê que torneios continentais só retornem em 2022.
A projeção foi feita pela OMS em uma reunião com a UEFA e alguns clubes europeus. Para a organização, o futebol, ao menos continental, deve permanecer paralisado pelo menos até o final de 2021.
Isto porque estudos feitos por médicos e epidemiologistas da OMS apontam que o novo coronavírus pode seguir representando perigo até mesmo ao longo do próximo ano.
Caso a sugestão seja acatada pela UEFA, competições como Champions League, Europa League, Eurocopa e eliminatórias europeias para a Copa do Mundo só retornariam em 2022.
E, com a possibilidade de que competições europeias sejam suspensas por mais um ano e meio, também seria provável que o quadro fosse repetido nos torneios de outros continentes. Na América do Sul, Libertadores, Sul-americana, Copa América e Eliminatórias para a Copa do Mundo sofreriam uma pausa brusca.
Durante a conversa entre UEFA, clubes e OMS, foi levantada uma questão: se houver caso de contagio em um jogo com portões abertos, o clube mandante seria responsabilizado e precisaria pagar indenizações?
A única decisão definitiva tomada pela UEFA quanto aos seus torneios foi a suspensão da Eurocopa, que foi transferida de 2020 para 2021. Os demais torneios continentais aguardam o restabelecimento dos países para poderem retornar.
Dentro dos países, o futebol alemão e o austríaco caminham a passos largos para retornarem nas próximas semanas. Na Áustria, inclusive, há clubes que já voltaram aos treinamentos.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.