Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
No dia 2 de abril de 2019, Roger Machado era anunciado como técnico do Bahia com contrato assinado até o final de 2020. Um ano inteiro se passou e o treinador continua à frente do Esquadrão de Aço, fato raro na cultura do futebol brasileiro.
Ao completar um ano à frente do Esquadrão de Aço, Roger repete um feito que havia sido obtido pela última vez há 13 anos. Arthurzinho dirigiu o Bahia ao longo de toda a temporada de 2007 e deixou o clube por desentendimentos financeiros no momento da renovação.
Roger Machado é o segundo técnico com mais tempo de clube no futebol brasileiro. Ele está atrás apenas de Renato Gaúcho, que está no Grêmio desde 2016.
O fato se torna ainda mais relevante quando se nota que clubes como Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Internacional, Vasco e Atlético Mineiro trocaram de técnico na virada de 2019 para 2020. Inclusive, os últimos dois citados já demitiram treinadores neste ano.
Números de Roger no comando do Bahia:
Jogos: 57
Triunfos: 23
Empates: 17
Derrotas: 17
Aproveitamento: 50,3%
2019:
Campeonato Baiano – campeão
Copa do Brasil – quartas de finais
Brasileirão – 11º lugar
2020:
Copa do Nordeste – classificado para a 2ª fase
Sul-americana – classificado para a 2ª fase
Copa do Brasil – eliminado na 1ª fase
Vale ressaltar que o treinador chegou ao clube na reta final do Baianão de 2020 e não está treinando a equipe no Estadual deste ano.
Ou seja, sua trajetória no Esquadrão é composta por uma maior parte de jogos válidos por competições de alto nível: Série A, Copa do Brasil, Sul-americana e Nordestão.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.