é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Diretoria garante seguir buscando ‘contratações pontuais’

Notícia
Mercado
Publicada em 7 de janeiro de 2020 às 10:31 por Victor de Freitas

2020-01-07-10-20_capadiretoria9
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia apresentou somente três novos jogadores para o elenco principal no primeiro dia de trabalho da temporada de 2020. Mesmo sem o “pacotão de reforços”, a diretoria tricolor garante seguir com atenção ao mercado em busca de contratações pontuais.

Antes tido como algo corriqueiro para o Bahia, os “pacotões de reforços” estão saindo da realidade do clube, na visão do presidente Guilherme Bellintani.

Em entrevista coletiva, o mandatário justificou o baixo número de contratações e destacou a estabilidade do atual elenco tricolor como parte do planejamento da temporada.

“É preciso que a gente compreenda três coisas importantes nesse planejamento de elenco para 2020. A primeira é que o mercado está em fase diferente dos últimos anos. Pouco movimento, pouco investimento. Fruto da crise financeira que os clubes vivem e avanço, mesmo que tímido, de maior responsabilidade dos clubes. Não há contratações de números exagerados, anormais. É uma virada de ano diferente dos anteriores. Clubes fazendo trocas, contratações pontuais. Essa é a característica do mercado para 2020. A segunda é próprio momento do Bahia, com elenco mais estabilizado, contratos mais longevos, atletas identificados com o clube, que querem ficar no clube por mais tempo. Isso faz com que a gente tenha um movimento menor que nos últimos anos”, explicou o presidente.

Bellintani também vê o elenco de transição com otimismo, afirmando que existe a expectativa de que o time principal seja reforçado com atletas inicialmente contratados para o sub-23.

“A terceira coisa, para sinalizar que o movimento do mercado será menor, temos o time B, que investimos, estamos apostando. Vai disputar muitas partidas nesse primeiro trimestre. Precisamos ver esses jogadores, como eles vão se comportar. Hoje, começamos com 22 atletas no elenco principal. Devemos fazer mais duas, três ou quatro contratações. E esperar o movimento e o comportamento do time B, o rendimento desses atletas. Para fazer algo que a gente é muito cobrado, que é priorizar espaço para atletas revelados pelo Bahia. A gente tem sido cobrado por isso, e decidimos, por todas as circunstâncias, fazer contratações mais pontuais, aguardar o time B e as categorias de base para fazer a composição geral do elenco com no máximo 30 jogadores. Está passada a mensagem, que vamos com calma no mercado. Acabamos de anunciar um jogador, que é parte da nossa estratégia de fortalecimento do elenco, que é o Clayson. É uma contratação muito importante para nós. Assim como outras que se juntam a ele, como Daniel, jogador que observamos há mais de um ano. O Jadson, que faz função importante para nosso estilo de jogo. Temos a formação de elenco com peças que vão suprir o que perdemos e fortalecer pontos que consideramos frágeis”.

Por sua vez, o diretor de futebol Diego Cerri citou a necessidade de ir ao mercado apenas em busca de reforços pontuais.

Estamos investindo em constatações pontuais, de peças que acreditamos que podem acrescentar no nosso elenco, tem uma coisa que é muito importante, que é a manutenção da comissão técnica, de grande parte do elenco. Isso faz diferencial no trabalho. Teremos uma continuidade no trabalho. Sem dúvida a gente acumula experiência, aprende com o que aconteceu no ano passado e tem tudo para evoluir”, afirmou Cerri.

Meias descartados

Já em uma entrevista à Rádio Itapoan FM, o presidente Guilherme Bellintani descartou as contratações dos meias Jean Mota e Thiago Galhardo.

“São dois atletas que dificilmente viriam para o Bahia em 2020. Hoje a gente tem um elenco de 22 atletas e praticamente todos eles são bem referenciados pelo torcedor, bem avaliados pela comissão técnica, dificilmente a gente tiraria um atleta daqui”.

Reforços acertados

Até então, o Bahia anunciou o volante Jádson, o meia Daniel e o atacante Clayson para o elenco principal.

Já o time de transição foi reforçado com: o goleiro Mateus Claus; os laterais Lucas Rodrigues e Hélio Júnior; os zagueiros Fábio Alemão e Anderson; os meio-campistas Ramón, Arthur Rezende e Alesson; além do atacante Régis Tosatti.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes