é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Diretor da XP diz trabalhar com Bahia para virar SAF; Bellintani nega

Notícia
Mercado
Publicada em 21 de dezembro de 2021 às 08:35 por Victor de Freitas

bellintani60
Fonte: Divulgação / EC Bahia

Nos últimos dias, os torcedores têm conversado e debatido muito sobre o movimento dos clubes brasileiros após a aprovação da lei das SAF’s, conhecida como Sociedade Anônima do Futebol. 

Essa lei, aprovada em 2021 pelo governo federal, possibilita que os times brasileiros possam transformar-se em uma empresa de Sociedade Anônima, facilitando novas captações de recursos. 

Porém, os clubes deixariam de ter o modelo associativo, como é praticado no Bahia, onde o torcedor pode se associar e decidir os rumos da instituição. Ou seja, quem tomará as decisões será a empresa que for fazer esse aporte financeiro. 

Nesta semana, o empresário Mauro Cardim demonstrou seu interesse de investir R$ 200 milhões no Bahia. Já o diretor da XP Investimentos, Pedro Mesquita, afirmou em live no Canal do Nicola que o Bahia estaria em negociação avançada para virar uma S/A. 

“Eu acho que os outros clubes, naturalmente, com os sucessos das transações do Cruzeiro e Botafogo, vão ser pressionados pela própria torcida para que eles possam seguir um caminho. Vejo menos os grandes clubes, em mais receitas, se movimentando, vejo talvez, outros clubes podendo se movimentar. Mas, efetivamente a gente está trabalhando para Cruzeiro, Botafogo e Bahia. O Bahia está na conta aí, que é um grande clube do nordeste brasileiro, com uma torcida muito bacana”, afirma Pedro. 

Imediatamente, o presidente Guilherme Bellintani ficou sabendo dessa fala do diretor da XP, na reunião do Conselho Deliberativo, e criticou a fala de Pedro. Mas afirmou aos conselheiros que houve duas reuniões para tratar do tema. 

“Me surpreendeu essa fala. Surpreendeu bastante. E infelizmente a gente é surpreendido mesmo com empresas do nível da XP, com esse tipo de fala. Não temos nada assinado com a XP, apenas um convite para duas reuniões que participamos, nada conclusivo, nada assinado, nada contactado, absolutamente nada. Estamos fazendo apenas o nosso papel como presidente, como clube, de ouvir e nós tivemos uma participação muito importante na aprovação da lei das SAF’s (Sociedade Anônima do Futebol). Participamos, eu como representante dos clubes, participei ativamente no Congresso Nacional, interferi, opinei e sugeri. Então, a gente conhece bastante o que vem por aí no futebol brasileiro com relação a investidores”, disse. 

E completou deixando as portas abertas para acompanhar as novidades envolvendo a lei das SAF’s. 

“Estamos absolutamente antenados e refletindo sobre isso, apesar do que a gente acha que não é o momento de colocar esse tema em discussão, porque a gente acha que tem que amadurecer, tem que cuidar disso com o máximo de cautela possível. Mas, também compreendendo as circunstâncias que vão acontecer no futebol brasileiro imediatamente. Esse movimento do Cruzeiro, do América Mineiro, do Athletico Paranaense, do Bragantino que já se consolidou, dos diversos clubes pequenos e médios do futebol brasileiro passando a integrar a organização de uma S/A (Sociedade Anônima) e nós não podemos ficar de fora dessa discussão. Mas, não temos nada maduro o suficiente para compartilhar”, afirma o presidente do Bahia.  

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes