A CBF anunciou a criação de janelas nacionais de transferências para a temporada de 2022. A ideia é de implementar uma prática que já é comum em todas as ligas europeias.
Diferentemente do modelo atual, que permite inscrições de novos jogadores de janeiro até o fim de setembro – com exceções de torneios com regras específicas -, a nova regra limitará em dois períodos os registros de novas contratações no Brasil.
As janelas nacionais de transferências ocorrerão nesses períodos:
- 1º semestre: 19 de janeiro a 12 de abril;
- 2º semestre: 18 de julho a 15 de agosto.
Inicialmente, a nova regra será aplicada somente aos times das Séries A e B, prometendo mudar completamente como ocorre a formação de elenco por parte de diversos clubes, que costumam aguardar o início do Brasileirão para reforçar seus elencos.
“Vai ter que ser feita uma melhor gestão dos elencos. A janela fecha após a primeira rodada do Brasileiro (em 2022), e o clube terá que utilizar aquele time por três meses até a abertura do período seguinte, em agosto”, explica Reynaldo Buzzoni, diretor de registros da CBF.
Fora dos períodos limitados, nenhum tipo de transferência de atleta entre clubes será permitido, a não ser nos casos de atletas que já estiverem sem contrato antes do fechamento da janela. Assim como já ocorre com a janela internacional.
Atletas emprestados só poderão retornar aos clubes de origem dentro das janelas. Já os jogadores da base poderão ser profissionalizados a qualquer momento pelo clube onde estiverem atuando.
As janelas acontecerão no mesmo período permitido para transferências internacionais, como também explica o dirigente da CBF.
“Os períodos de transferência internacional e nacional vão coincidir, sob as mesmas regras e exceções. A Fifa já tinha colocado isso no regulamento, e fizemos o pleito para termos um período de adaptação”, diz Buzzoni.
As janelas já estavam na pauta da CBF há dois anos e só não entraram em vigor anteriormente por causa da pandemia.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.