Bruno Lopes treinou o Bahia por quatro dias antes de realizar sua estreia em uma competição profissional no futebol brasileiro. Mesmo de maneira interina, o técnico teve toda a responsabilidade de treinar a equipe durante a semana, com foco na 17ª rodada do Brasileirão, enquanto a diretoria trabalhava para fechar com Diego Dabove.
Na véspera do confronto diante do Grêmio, Bruno Lopes concedeu entrevista coletiva e comentou sobre o que espera da partida na arena gremista.
O treinador português é uma das novidades do Bahia para este duelo e, por se tratar de um profissional estrangeiro, que está há dois meses no clube, a dúvida que se cria é sobre mudanças que podem ocorrer na equipe.
Bruno explicou que pôde treinar com o time titular somente três dias na semana e que, pelo pouco tempo, não poderia fazer grandes alterações. Porém, indica que haverá mudanças na postura do time, assim como também em questões táticas.
“Quando há mudança, é sempre porque alguma coisa não agrada. Também não podemos esquecer as coisas boas bem feitas. É pouco tempo de trabalho. São três treinos com todo grupo e um regenerativo. Não dá para mudar muita coisa. Mas há questões comportamentais que podemos ajustar, como também posições táticas. E é por aí que vamos tentar. Manter as coisas e ajustar questões mais táticas. Não posso colocar as cartas em cima da mesa. É uma pequena vantagem que podemos ter. É natural que aconteça”.
“Não podemos focar só no que está negativo. É potencializar também as coisas que estavam sendo bem feitas. Cada treinador tem sua ideia, e algumas questões comportamentais podemos mudar indiretamente porque não tivemos muito tempo para treinar. Alguns ajustes táticos, posicionais. Talvez algumas mudanças na escalação. E algumas questões comportamentais que têm efeito mais imediato. O resto é processo mais demorado
Treinador quer Bahia ofensivo
Mesmo com o Esquadrão em baixa e enfrentando um adversário teoricamente forte, apesar de estar na vice-lanterna, Bruno afirma que espera ver um time ofensivo e não passivo em campo.
“Há vários pontos importantes. Representar um clube como o Bahia, por si só é uma motivação. Depois, existe um fato de um novo treinador que está para chegar, e isso é uma forma para os jogadores se apresentarem para o novo técnico. E também um jogo contra uma equipe muito forte como Grêmio, sempre respeitado. Tem sempre essa motivação. Eu acredito que o futebol é um espetáculo, e queremos ser uma parte ativa do espetáculo. Vamos encarar o jogo para alcançar os três pontos”.
Ele também relata total confiança para a partida.
“Acredito que é 100% (de confiança). É possibilidade alta, é algo que eu quero, desejo. Viemos aqui para ser parte ativa do jogo. Mas isso é um dado estatístico, tem pouca relevância porque o contexto (do último triunfo sobre o Grêmio) é diferente. São elencos completamente diferentes. Não será fator que terá peso no jogo”.
Técnicos estrangeiros no Bahia
“É o efeito da globalização. Temos técnicos bons, maus. É busca pelo conhecimento, inovação. Não acredito nessa crise do futebol brasileiro. Acredito mais que se procure ideias diferentes. Em outros países também estão fazendo isso. Em Portugal temos treinadores que não são portugueses”.
Situação no Brasileirão
“O Bahia está em uma situação complicada porque está próximo da zona de rebaixamento. Imagina quem está na zona de rebaixamento. Se o Bahia está mal e fora da zona de rebaixamento, imagina quem está lá. Também tem que se olhar para as coisas positivas que estão sendo feitas. Estamos em uma situação que não desejamos, mas é uma boa oportunidade para dar resposta e inverter o ciclo”.
Raniele e Raí
“Não será um critério determinante. Idade não pode ser critério para entrar na equipe ou sair. Tem que ser na qualidade. Se tiver qualidade, será a aposta. Tem o caso do Ranielle, que já fazia parte do plantel e que trabalhou comigo no sub-23. O próprio caso do Raí, que é sub-20 e decidi puxar para o sub-23. Agora decidi trazer comigo para este jogo porque conheço as capacidades e qualidades dele”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.