Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
19 clubes da Série A assinaram um documento no qual se comprometem com a criação imediata da Liga de Futebol do Brasil, que será comandadas pelas próprias agremiações esportivas com o intuito de participar de forma direta da organização do Campeonato Brasileiro.
Um dos presidentes atuantes na jornada pela criação da liga é Guilherme Bellintani, que vem demonstrando voz ativas em debates de interesse comum dos clubes nos últimos anos – especialmente durante a paralisação por conta da pandemia em 2020.
Através de publicações no Twitter, o presidente do Esquadrão destacou a importância da criação imediata de uma liga comandada pelos clubes.
“’A união dos clubes de futebol é uma ingenuidade sua’. Não, não era. Hoje 19 clubes de Série A assinaram o compromisso de criação imediata da Liga de Futebol do Brasil. Série B já foi convidada. Pedimos também equiparação nos votos na eleição da CBF e fim dos filtros de candidatura”, explica o presidente.
Quanto à equiparação de votos na eleição da CBF citada pelo presidente, a ideia dos clubes é de ter o mesmo peso das federações no momento de escolher quem vai comandar o futebol brasileiro.
Sobre a Liga de Futebol do Brasil, Bellintani cita como principais pilares a busca por planejar um novo calendário para a Série A – de fevereiro a dezembro – bem como a busca por mais união e democracia no futebol nacional.
“Há muito o que fazer, e isso começa já. Por novo calendário, mais planejamento, investimentos e receitas. Por democracia, com equilíbrio, união e trabalho. Sem conflitos, sem ressentimentos. Nós, clubes de futebol, queremos chegar mais próximo do que cada brasileiro espera de nós”.
Dos 20 clubes da Série A, apenas o Sport não entregou assinatura devido ao fato de o presidente Milton Bivar em processo de renúncia.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.