A CBF anunciou nesta segunda-feira (01) o Ranking Nacional de Clubes que valerá para toda a temporada de 2021.
O ranking determina quais times vêm obtendo os melhores resultados anualmente no cenário nacional do futebol brasileiro e também é fator fundamental para a conquista de vagas em competições de base na temporada, como Campeonato Brasileiro sub-20 e sub-17.
O cálculo é feito com base no desempenho de cada clube nos últimos cinco anos, levando em consideração com peso maior a temporada recentemente finalizada.
Em relação ao ranking de 2020, o Bahia cai uma posição ao ser ultrapassado pelo São Paulo, que terminou o Brasileirão no G-4 e foi semifinalista da Copa do Brasil.
Com isso, o Esquadrão é o 11º time no ranking da CBF para 2021. Segue também como o time do Nordeste com maior pontuação.
Para retornar ao TOP-10 no ranking de 2020, o Tricolor depende apenas dos próprios resultados. Isso porque, em caso de uma temporada com resultados positivos em torneios nacionais, o Bahia fatalmente irá ultrapassar o Cruzeiro, que disputa a Série B e terá pontuação com peso inferior.
Entretanto, o Ceará foi quem deu o maior salto entre os times nordestinos. Pulou do 19º para o 13º lugar e já ameaça o Bahia como melhor time da região no ranking.
Confira o ranking completo:
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.