Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Renato Paiva já iniciou seus trabalhos com bola junto ao elenco tricolor, com duas atividades realizadas entre quarta e quinta-feira. Um dos atletas que participaram dos treinamentos foi o lateral-esquerdo Matheus Bahia.
Com contrato garantido até 2026, Matheus Bahia falou sobre o início de trabalho com o treinador português e a comissão técnica tricolor.
Segundo o jogador, Paiva tem priorizado a posse de bola, pressão ao portador e intensidade para defender e atacar.
“É um mister que gosta muito de posse de bola, pressão na bola o tempo todo, intensidade… Não é nenhuma novidade para a gente, mas é uma maneira nova de se trabalhar. Então, a gente vai ter que se adaptar o quanto antes, porque ele gosta muito de intensidade, de ter a bola, então a gente tem que se adaptar o mais rápido possível, porque o Baiano começa em janeiro”.
Paiva se notabilizou nos últimos anos por demonstrar ter variação tática, se adequando ao que o elenco oferece. No Benfica B, atuou prioritariamente em 4-3-3. Já no Independiente, apostava em uma linha com 5 defensores. No León, revezou entre os dois estilos.
Matheus Bahia, entendendo a possibilidade de variações que o Bahia pode ter em 2023, garante versatilidade para atuar tanto na lateral ou ala, mas também como um possível zagueiro pela esquerda em um trio de defensores.
“Cara, eu já joguei nas duas posições, então. Não é que eu vou ter facilidade, mas por eu ter jogado, eu vou saber lidar tanto na linha de três quanto se eu tiver que jogar na segunda linha, meio como ala. Já treinei assim e passei muito tempo jogando como terceiro ou na ponta. Então, acho que vai ser tranquilo essa adaptação, se o professor precisar de mim em qualquer um dos lados eu vou estar disposto”, disse o jogador.
Importância da pré-temporada
“Sem dúvidas, um ano com tantos campeonatos a pré-temporada é fundamental, né? Porque é a hora que a gente ajeita todas as partes, física, a parte técnica, tudo que precisa ajustar. Porque é um ano muito pesado. Então, a pré-temporada para a gente é primordial, é a hora que começa a ativar a mente, começa a preparar a mente para todo ano. Então, quem se preparar melhor vai ter um ano melhor”.
Campeonato Baiano
“Não passaram para a gente em relação a quem vai jogar, quem vai deixar de jogar. Mas não tenho dúvidas, quem jogar vai somar. Vão chegar jogadores com força de vontade, com vontade de vencer. Vão ver o tamanho que é o Bahia. Então, quem for jogar vai dar conta, eu tenho certeza, e todo mundo vai estar preparado porque a pré-temporada começou muito boa, nesses dois dias foram muito pegados, de muita intensidade. Então, quem tiver que jogar vai somar”.
Lições que tira de 2022 para levar a 2023
“Cara, sem dúvidas, na minha visão, é ter o mental forte, né? Porque, com certeza, o jogador passa por momentos de dificuldades, né? E quando ele passa por esse momento, ele não tem cabeça e acaba caindo de vez. Então, é ter o mental forte que eu vou ter oportunidades, vou ter como somar. Então, isso que eu vou levar para o resto da temporada”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.