é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Marketing

Publicada em 08 de novembro de 2018 às 16h46

Segundo estudo, marca do Bahia é a 5ª que mais cresce desde 2014

Consultoria BDO aponta crescimento de 51% no valor da marca do Bahia

Victor de Freitas

Reconhecida por realizar anualmente levantamentos acerca de finanças no meio do futebol, a empresa de consultoria e auditoria BDO promoveu mais um estudo de valor das marcas dos clubes brasileiros. Desta vez, no intervalo das últimas cinco temporadas.

Realizado entre 2014 a 2018, o estudo aponta o crescimento, ou queda, do valor das marcas dos 15 clubes mais valiosos do futebol brasileiro.

No ranking, o Bahia aparece como a equipe que possui a 15ª marca mais valiosa. Entretanto, é o clube com o quinto maior crescimento desde 2014 – o que coincide com a “era pós-intervenção”.

Em 2014, o estudo apontava o Esquadrão de Aço com valor de marca em torno de R$ 72,5 milhões.

Em 2018, o valor é 51% maior. Agora, a marca do Bahia vale R$ 109,5 milhões – e que aponta uma queda de 1% em relação a 2017.

Apenas Palmeiras (165%), Flamengo (94%), Botafogo (77%) e Fluminense (56%) tiveram crescimentos maiores do que o do Bahia.

Com crescimentos modestos de apenas 11% e 2%, Internacional e Santos decepcionam. O Coritiba tem o pior cenário, com oscilação negativa de 2% entre estas cinco temporadas.

Como é feito o ranking:

Para publicar este ranking, A BDO leva em conta 40 indicadores, dos quais torcida (gama de consumidores), mercado (onde o clube está inserido) e receita (patrocínio, bilheteria etc.) são os principais pilares.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras