é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Nordestão

Publicada em 26 de janeiro de 2017 às 16h27

Relembre o título do Bahia na Copa do Nordeste de 2002

Com Nonato, Robgol e Sérgio Alves no ataque, Bahia sagrou-se bicampeão nordestino em 2002

Victor de Freitas

2017-01-26-16-12_bahiatime2002
Fonte: Reprodução/Blog Camisa do Bahia

Bicampeão brasileiro e clube de maior torcida do nordeste, o Bahia tradicionalmente é um dos favoritos ao título da Copa do Nordeste. Na edição deste ano, não é diferente. Empolgado por sua volta à Série A, o Esquadrão vai tentar conquistar o título regional que não vem há 15 anos.

Finalista em 2015 e semifinalista no ano passado, o Bahia possui duas taças de campeão nordestino em sua galeria, conquistadas em sequência nas temporadas de 2001 e 2002. O segundo troféu conquistado teve sabor ainda mais especial, sendo levantado dentro da casa do rival, no Barradão.

Em 2002, o Bahia chegava na Copa do Nordeste empolgado por ter sido campeão do torneio, pela primeira vez, em 2001, ao bater o Sport por 3x1 na Fonte Nova. Após isto, terminou o Campeonato Brasileiro ocupando a oitava colocação.

Para a temporada de 2002, a contratação do centroavante Sérgio Alves empolgou a torcida. O atacante chegou ao Tricolor emprestado pelo Ceará após uma temporada brilhante, com 55 gols marcados e sendo o maior artilheiro do país. No Esquadrão de Aço, repetiu o sucesso. Foi goleador do Nordestão, com 13 gols, e ainda "de quebra" marcou um gol antológico contra o Fortaleza, de bicicleta. Outros componentes daquele ataque inesquecível era Nonato e Robgol.

Diferente do formato atual, a edição de 2002 era disputada por 16 equipes em formato de pontos corridos. Todos se enfrentavam uma vez e os quatro melhores avançavam. O Bahia se classificou em segundo lugar. Um dos destaques foi a goleada de 10x2 sobre o Confiança. Nas semifinais, o Bahia eliminou o Náutico. Empatou a partida de ida em 0x0 e venceu a volta por 1x0, com gol marcado por Nonato. 29 mil torcedores presenciaram aquele jogo.

As finais foram inesquecíveis, com o Bahia levando vantagem sobre o rival Vitória na partida de ida. Com um público de 63 mil pessoas na Fonte Nova, o Tricolor venceu o Ba-Vi de ida por 3x1, com gols do trio Sérvio Alves, Nonato e Robgol. Na volta, Nonato marcou os dois gols tricolores do empate em 2x2.

Estatísticas:
42 gols marcados
26 gols sofridos
19 jogos: 10v, 5e, 4d
Artilheiros: Sérgio Alves 13 gols, Nonato 12 gols, Robgol 7 gols, Preto Casagrande 3 gols, Jean Elias, Kena, Bebeto Campos, Luis Alberto, Accioly, Mantena e Daniel Alves com 1 gol.

Time base: Émerson; Mantena, Marcelo Souza, Valdomiro, Chiquinho; Ramalho, Preto Casagrande, Bebeto Campos; Sérgio Alves, Robgol e Nonato. Técnico: Bobô.

2017-01-26-16-03_bahia2002
Fonte: Reprodução/Turma Tricolor de Aço

Elenco: Émerson, Éderson, Mantena, Daniel Alves, Marcelo Souza, Valdomiro, Jean Elias, Accioly, Chiquinho, Ramalho, Bebeto Campos, Preto Casagrande, Luís Alberto, Kena, Robgol, Nonato, Sérgio Alves.

Que a conquista do tri seja iniciada hoje. 

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras