é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Entrevista

Publicada em 15 de fevereiro de 2017 às 15h22

Guto critica organização e novo formato da Copa do Brasil

Técnico reclamou do novo sistema de disputa das primeiras fases: "O campeonato virou sorteio"

Victor de Freitas

2017-02-15-15-17_Capaguto32
Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia

A edição de 2017 da Copa do Brasil está de cara nova. As duas primeiras fases agoram são disputadas em jogo único, com o time melhor ranqueado tendo a vantagem de jogar pelo empate na fase inicial. Técnico tricolor, Guto Ferreira comentou sobre o novo modelo do torneio nacional, se mostrou contrário às mudanças realizadas no modelo de disputa e fez críticas à organização feita pela CBF.

"Acho péssimo (o novo formato) porque as pessoas simplificaram de uma forma muito gritante. Para oferecer essa situação eles tinham que dar condições melhores. Não vai ser o nosso caso nesse sentido. Não existe fiscalização sobre gramado. Se a gente jogasse contra o Altos, teríamos o trabalho comprometido. O Bahia até agora não conseguiu a bola da competição para treinar. Cada competição é uma bola, cada bola tem um peso e isso faz diferença no jogo. Vamos ter que nos adaptar momentos antes ou já na partida. A empresa que fornece à CBF tinha que ter a sensibilidade de fornecer a bola para todos os seus representantes e não para a equipe mandante. Já começa a criar um desequilíbrio", disse o técnico, em entrevista coletiva no Fazendão.

Para o técnico, as mudanças não dão privilegios aos time com melhor ranking na CBF, mas sim beneficiam apenas quem contar com a sorte nos sorteios.

"Esse empate é só na primeira rodada. Na segunda fase existe sorteio de mando, e mesmo sendo melhor ranqueado... Em caso de passar, o Bahia jogará na condição de melhor ranqueado contra um time inferior, na casa deles e o empate é pênalti. O campeonato virou sorteio. O benefício não é por desempenho, é por sorteio. Virou sorte. Temos que jogar na casa do adversário e joga por pênalti em casa de empate. Você tem que ir lá e ganhar. Que benefício tem? Por que isso? As equipes que realmente interessam a competição entram na fase decisiva. Eles estão pouco preocupados com as equipes que começam a competição.

Ainda segundo Guto, as mudanças foram feitas para aumentar a possibilidade de "zebras".

"Quanto mais der ibope, melhor. O que dá Ibope? Uma equipe melhor ranqueada ser desclassificada por uma equipe pior ranqueada. Eles criam o desequilíbrio para isso. Acho que as pessoas precisam olhar melhor a questão de nivelamento de competição. Dar condições de rivalizar os dois nas mesmas condições. Se um tem mais condições técnicas, vai vencer. A situação tem que ser justas para as duas equipes",

TIME TITULAR

Contra o Sergipe, será a primeira vez que o time considerado titular atua em dois jogos consecutivos em 2017. Após atuar no Piauí, contra o Altos, o mesmo grupo foi relacionado para o jogo em Aracaju, conforme já havia sido estabelecido no planejamento.

"Existe um planejamento. Dentro desse planejamento esse jogo foi incluso. Existem prioridades no planejamento. Neste jogo, procuramos entrar com uma equipe bastante competitiva, como em todas as competições que estamos entrando. A equipe que está jogando a Copa do Nordeste digamos que é a equipe base. A outra está galgando espaços para se tornar uma equipe com 22 titulares. Tiramos como base a equipe que vem jogando a Copa do Nordeste e deve ser a base para a Copa do Brasil", confirmou.

O Bahia entra em campo às 20h30 desta quinta-feira, contra o Sergipe, no Batistão, em Aracaju.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras