é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Filme sobre o bicampeonato brasileiro será lançado em 2019

Notícia
História
Publicada em 19 de dezembro de 2018 às 20:28 por Victor de Freitas

2018-02-19-11-06_capabahia1988
Tricolor foi campeão do Brasileiro de 88 ao bater o Inter nas finais (Fonte: Reprodução)

59 é nosso, 88 também. No dia 19 de fevereiro de 2019, o Bahia vai celebrar o 30º aniversário da conquista do bicampeonato brasileiro. Com a comemoração da terceira década do segundo troféu nacional do Esquadrão, um filme sobre o título será lançado no ano que vem.

O filme sobre a conquista do Brasileiro de 1988 está sendo produzido pelo cineasta e radialista Chico Kertész, declarado como torcedor do Vitória, mas que destaca a importância do troféu conquistado pelo Bahia, sobre o Internacional, para o futebol nordestino.

“Estou fazendo um filme dos 30 anos do título do Bahia. Para também não ficar levantando a bandeira do axé o tempo todo para não ficar parecendo que meu foco é só esse. Não. Eu gosto é de contar histórias. Torço para o Vitória, inclusive, mas estou fazendo um filme do Bahia e as pessoas vêm falar: “Ah, por que está fazendo filme do Bahia?”. É porque o Bahia ganhou o título e o Vitória não, né? (risos). E esse título de 1988 é um título que, se você for olhar, é o maior título do Nordeste. E eu acho também que a gente no Brasil não tem a cultura de reverenciar nossos ídolos, heróis, então é um pouco dessa entrega que eu quero fazer agora”, revelou, ao site Bahia Notícias.

Marcado para ser lançado em meados de 2019, o filme está em estágio avançado de sua produção, restando apenas uma entrevista com um dos craques daquele título, Bobô. Jogadores que participaram da conquista, o técnico Evaristo de Macedo, o narrador Galvão Bueno e jornalistas que cobriram o campeonato, já foram entrevistados e farão parte do longa-metragem.

“Estamos editando, montando. Já terminei as entrevistas. Só falta entrevistar Bobô, mas já entrevistei Galvão Bueno, PVC, os jogadores todos, até Sidmar que mora no Japão. As entrevistas estão adiantadas, a pesquisa também está adiantada. Ainda tem muita coisa como trilha, liberação…”, falou.

Confira curiosidades e dados referentes ao Brasileirão de 1988:

– Para chegar ao tão cobiçado título, o Tricolor jogou 29 vezes, venceu 13, empatou quatro e perdeu cinco. O regulamento da competição previa cobrança de pênaltis nos jogos das fases classificatórias que terminassem empatados. Destes, o Bahia venceu quatro e perdeu três. O time fez 33 gols e sofreu 23. O triunfo no tempo normal valia três pontos. Nos pênaltis, dois. O Esquadrão de Aço fez 52 pontos.

 

– Foram campeões os goleiros Ronaldo, Sidmar e Rogério; os laterais Tarantini, Maílson e Edinho; os zagueiros João Marcelo, Claudir, Pereira e Newmar; os meias Paulo Rodrigues, Gil, Bobô, Sales e Zé Carlos; e os atacantes Renato, Osmar, Charles, Marquinhos, Dico e Sandro; além do técnico Evaristo de Macedo. O clube era presidido à época por Paulo Maracajá.

– Zé Carlos, com nove gols, foi o artilheiro do Bahia no Campeonato. Bobô foi o vice, com sete. Três jogadores do Bahia fizeram parte da Seleção do Brasileiro elaborada pela Revista Placar, e ganharam a Bola de Prata: Pereira, Paulo Rodrigues e Bobô. A média do goleiro Ronaldo (7,38) foi maior que a do Bola de Ouro Taffarel (7,37). O arqueiro tricolor só não levou o prêmio máximo porque disputou 11 partidas – uma a menos do que o mínimo exigido pelo regulamento da revista para concorrer ao troféu.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras